NOTÍCIAS / CEARÁ

Novos poços horizontais começam a ser perfurados para reforçar abastecimento do Complexo do Pecém

Diário do Nordeste

31/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Ao todo, a intervenção possuirá dois furos do tipo, com 500 metros cada ( Foto: José Leomar )
Ao todo, a intervenção possuirá dois furos do tipo, com 500 metros cada ( Foto: José Leomar )

Depois de concluída a obra, a estrutura garantirá o reforço do abastecimento da Área Oeste do Ceará, São Gonçalo, distritos de Caucaia e Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

Foi iniciada nesta quarta-feira (31) mais uma etapa das obras do Poço Direcional Horizontal . A estrutura deve garantir o aproveitamento do aquífero Dunas/Cumbuco, reforçando o abastecimento da área oeste, que contempla São Gonçalo do Amarante, distritos de Caucaia e Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).

O governador Camilo Santana deu início à operação do primeiro furo horizontal. Ao todo, a intervenção possuirá dois furos do tipo, com 500 metros cada, o que garante maior eficiência na captação de água. A primeira parte da obra, do furo vertical (shaft) já foi concluída, e o primeiro tramo (furo horizontal) foi acionado pessoalmente pelo governador Camilo Santana.

Pioneira no Brasil, a estrutura deve ficar pronta entre 90 e 120 dias, conforme o governador, e tem como intenção principal abastecer o CIPP de forma mais independente, garantindo também as reservas de Fortaleza e da Região Metropolitana. A expectativa de vazão da estrutura é de 200 litros por segundo, e o equipamento equivale a 100 poços verticais. No total, foram investidos R$ 7.237.104.

"Essa é uma tecnologia que a gente está associando ao que é feita no petróleo, uma captação de camadas pequenas. Com a agua é semelhante, estamos fazendo um dreno horizontal na água, na camada filtrante.  O equipamento utiliza uma única bomba para drenar, e é um unico item com necessidade de manutenção. Poços verticais acabam se tornando um problema operacional, mas no horizontal voce reduz isso a um equivalente a 100 poços", explica o engenheiro da obra, Walter Oliveira.

A tecnologia já é usada para captação hídrica nos portos de Roterdã, Hannover e Paris, com finalidades de abastecer as cidades. No Ceará, o procedimento já havia sido feito com o intuito de rebaixar o lençol freático.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados