NOTÍCIAS / CEARÁ

Aquífero descoberto em Iguatu pode abastecer todo o município no período de seca

Tribuna do Ceará

29/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O Açude Trussu pode não ser suficiente para abastecer o município. (FOTO: Reprodução
O Açude Trussu pode não ser suficiente para abastecer o município. (FOTO: Reprodução

O manancial acumula bastante água, e por isso tem condições de abastecer Iguatu em 2018, caso não haja recarga suficiente.

Uma boa notícia para os moradores da cidade de Iguatu: um aquífero foi encontrado por geólogos na localidade Várzea da Lama, e pode ser usado para abastecer o município, como explica a reportagem da Rede Jangadeiro FM.

Aquífero é um local com formação geológica, que possui rochas porosas e permeáveis, ou seja, com fraturas, capazes de captar e armazenar água subterrânea. Esses reservatórios móveis abastecem rios e poços artesianos e podem ser utilizadas como fonte de água para consumo humano.

Na região do Cariri, por exemplo, existe um aquífero localizado na chapada do Araripe, que abastece a cidade do Crato.

O secretario de Agricultura e Pecuária do município, Hildebrando Barreto, explica que o manancial acumula bastante água de boa qualidade, e que por isso tem condições de abastecer a cidade de Iguatu em 2018, caso não haja recarga suficiente no açude Trussu, principal reservatório que abastece o município e que está hoje com pouco mais de 12% de água.

“É um aquífero com lençol freático muito bom. Consiste em um elevado volume de arenito onde se acumula bastante água, onde a rocha é bem profunda. Os primeiros estudos indicam que esse aquífero é de uma dimensão bem considerável, e que tem condições de abastecer a sede do município de Iguatu, caso haja necessidade”.

Segundo o secretario Hildernando, o aquífero foi encontrado por moradores da região e geólogos que estudam a situação do local. Se a quadra chuvosa realmente não for boa, em 2018, a alternativa será a construção poços profundos para captação da água do aquífero para abastecimento das comunidades. Cada poço pode chegar a receber 80 mil litros de água por hora.

“O aquífero foi identificado, pois já tínhamos uma ideia pelos depoimentos. Posteriormente nós pedimos o estudo geológico, para conhecer o material que existia ali e ver a qualidade da água. Esse mapeamento está sendo feito, haverá um aprofundamento maior desse estudo. Mas nós já podemos garantir que o aquífero é profundo e com grande vazão”.

As precipitações do fim da quadra chuvosa têm se mantido bastante fracas em Iguatu e bem abaixo da média, como o mês de abril, quando a Funceme registrou 128 milímetros, enquanto que o normal é de 201. O melhor período foi março, quando as chuvas ficaram 31,4% acima da média, que é de 219 milímetros. A região registrou 288 milímetros.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados