NOTÍCIAS / BRASIL

Baixa adesão força governo a prorrogar vacinação contra a gripe

Diário do Nordeste

26/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Campanha terminaria nesta sexta-feira (26) ( Foto: Kid Junior )
Campanha terminaria nesta sexta-feira (26) ( Foto: Kid Junior )

A vacina protege contra a supergripe (H1N1), além de outros dois vírus que causam a doença, o H3N2 e o B.

A baixa adesão do público-alvo à vacinação contra a gripe, forçou o Ministério da Saúde a prorrogar a campanha de vacinação até 9 de junho em todo o país. A campanha terminaria nesta sexta-feira (26).

A vacina protege contra a supergripe (H1N1), cujos casos tiveram um aumento em 2016, além de outros dois vírus que causam a doença, o H3N2 e o B.

> Vacinação contra influenza está disponível nos terminais de ônibus de Fortaleza

As únicas contraindicações são para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer outro componente da vacina.

O esforço do governo é vacinar 90% das 54,2 milhões de pessoas incluídas no grupo prioritário, mas, até a manhã desta quinta-feira (25), apenas 63,6% haviam recebido a sua dose.

Deve se vacinar quem se encaixa nos grupos de risco: idosos a partir de 60 anos, crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, gestantes e mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, profissionais de saúde, professores e pacientes crônicos.

Até o momento, nenhum grupo prioritário atingiu a meta de vacinação, segundo o ministério. Os idosos registraram a maior cobertura, com 15,1 milhões de doses aplicadas ou 72,4%.

Amapá (85,7%), Paraná (78,1%), Santa Catarina (77,7%), Rio Grande do Sul (74%), e Goiás (70,1%) são os Estados com maior cobertura. Já Roraima (47,9%), Rio de Janeiro (49%), Pará (52,1%), Mato Grosso (55,8%), Rondônia (56,2%) são os com menor adesão.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados