NOTÍCIAS / CIDADE

1º BPM comemora 182 anos da policia militar no Ceará

24/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Aconteceu nesta quarta-feira(24) no 1º Batalhão de Policia Militar em Russas as comemorações alusivas aos 182 anos da Policia Militar do Ceará, e 80 anos do batalhão.

A programação teve café da manhã, banho de piscina e torneio de futebol, envolvendo as companhias do batalhão que são além da 1ª em Russas, Quixadá-2ª Cia, Jaguaribe-3ª Cia, Limoeiro do Norte-4ª Cia e Pacajus-5ª Cia, bem como convidados, que foram recepcionados pelo Comandante, Cel. Jair Queiroz e sub.comandante. Ten. Cel. Claudemir Ferreira, Major Patrício Santana, comandante do BPRaio.   

Dentre os convidados esteve o vice-presidente da Câmara municipal de Russas, Sgt. Girleudo Lourenço, que irá solicitar da casa legislativa moção de aplauso pelo aniversário da PM, como já fez pelos 80 anos do 1º BPM.  


História

Em 24 maio de 1835 o Presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem estar dos habitantes da província, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará. Com a Constituição de 1946, a partir de 4 de janeiro de 1947, recebeu à denominação que tem até os dias atuais.

A Polícia Militar do Ceará teve participação na Guerra do Paraguai, Sedição de Juazeiro, Combate ao Cangaço, Revoluções de 1930, 1932 e Caldeirão e de 1964.

O Quartel do 1º BPM foi construído no governo do Dr. Francisco de Menezes Pimentel, para abrigar a então companhia de Russas. Iniciada sua construção em 10 de agosto de 1936, e concluída seis meses depois, o quartel foi inaugurado em 10 de janeiro de 1937, sendo o encarregado de sua construção o Cap PM Ózimo de Alencar.

Trabalharam na construção soldados, presos correcionais e operários da cidade. Os soldados que trabalhavam nas obras recebiam uma gratificação de cinco mil réis por mês, e os presos trabalhavam pela comida. 

Em 1962, a Companhia de Guarda do Quartel Geral foi transformada no Batalhão de Guarda Governador Parsifal Barroso (Lei nº 584, de 16 de janeiro de 1962), e por conta de tal transformação, a sede do 1º Batalhão foi deslocada para a cidade de Russas.



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados