NOTÍCIAS / ESPORTES

Morre Alexandre Nepomuceno, maior capitão da história do Ceará

Diário do Nordeste

24/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Alexandre Silvério Nepomuceno foi o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do Alvinegro ( Foto: J L Rosa )
Alexandre Silvério Nepomuceno foi o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do Alvinegro ( Foto: J L Rosa )

O zagueiro se aposentou no próprio Alvinegro.

Alexandre Silvério Nepomuceno (Aracati, 1934) faleceu nessa terça-feira (23), após ficar internado em estado de coma durante cinco semanas, quando sofreu uma queda que o fez bater a cabeça. O zagueiro de 1,86m se transformou em um herói do time do Ceará e em um ícone do futebol alencarino.  , "Filé de Gia", como era conhecido, foi o terceiro jogador que mais vestiu a camisa do Alvinegro será sempre imortal para a torcida que o acompanhou até o dia de sua morte.

O garoto franzino e esbelto cresceu em Aracati, município que fica a 150km da capital cearense. Lá, Alexandre se interessou pelo futebol, principalmente, ao ouvir as histórias de grandes ídolos do Ceará como Sá Filho, Hermenegildo e Mitotônio.  Na cidade do litoral, viu que precisava alçar novos voos para a realização do sonho de ser jogador de futebol e com isso, veio morar em Fortaleza. 

Aos 16 anos teve a primeira oportunidade de jogar pelo Vovô, ainda nas categorias de base, precisamente, no infantil. O maior desafio era lidar com o preconceito do pai que não queria que  Alexandre fosse jogador de futebol. No entanto, o talento e o amor pelo esporte falou mais alto e o menino sonhador começou a escrever a sua história no Alvinegro.

No Ceará, Alexandre foi uma espécie de Super-Homem da defesa e a técnica se sobressaia em relação aos atacantes adversários. O público alvinegro lotava as praças esportivas todas as rodadas para vê-lo. Quem o conheceu afirma que quase nunca faltava a uma partida, mesmo que estivesse doente. Pode-se dizer que era um viciado em futebol, um espetáculo dentro dos gramados, além do carisma.

Como jogador, foi pretendido por Santos, Palmeiras e Fluminense. Em 1972, após fim da carreira, recebeu uma proposta para assumir o comando técnico do Fortaleza, mas mesmo com a ótima quantia em dinheiro, acima dos padrões da época, recusou a oferta.

Com a camisa do Ceará foi bicampeão estadual em 1957-58 e tricampeão em 1961-62-63. Em 1969 teve um de seus maiores feitos, como o mesmo costumava afirmar, a conquista da Copa Norte-nordeste.

Homenagem

O presidente do Ceará Robinson de Castro declarou luto oficial de três dias. Nesse período, a bandeira do clube ficará a meio mastro na sede em Porangabuçu. Além disso, um minuto de silêncio será respeitado na partida contra o Náutico, marcada para o sábado (27), às 16h30, na Arena Pernambuco, válida pela Série B do Campeonato Brasileiro.

Enterro

O velório acontecerá na funerária Ethernus, localizada na rua Padre Valdevino, 1688 - Aldeota, a partir das 14h. O sepultamento ainda não tem data e hora marcada, mas ocorrerá no cemitério Parque da Paz, que fica na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 4454 - Passaré. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados