NOTÍCIAS / POLÍCIA

Crimes sexuais no Ceará crescem pelo 2º mês consecutivo

Diário do Nordeste

24/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Violência sexual cresce mensalmente no Ceará. ( FOTO: Reprodução )
Violência sexual cresce mensalmente no Ceará. ( FOTO: Reprodução )

Estupros, atentados ao pudor e exploração sexual de adolescentes atingiram o maior número do ano em abril; maior parte aconteceu em plena luz do dia.

O número de crimes sexuais - que incluem atentado violento ao pudor, estupro, estupro de vulnerável e exploração sexual de menor - cresceu pelo segundo mês consecutivo no Ceará. Neste ano, já foram registrados 519 casos, sendo a maior parte no período da tarde.

De acordo com dados do boletim estatístico da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em abril foram registrados 143 casos, o maior número do ano, inclusive. O crescimento de crimes sexuais no Estado vem crescendo desde fevereiro, quando foram registrados 110 casos e 133 em março. 

A maioria dos crimes sexuais em abril aconteceu em plena luz do dia. Conforme ainda a SSPDS, 34,3% dos casos aconteceram entre meio-dia e 18h. Além disso, terça-feira e domingo foram os dias que mais aconteceram os estupros.

Em relação a abril de 2016 também houve aumento. No ano passado foram registrados 118 crimes sexuais, o que representa um aumento de cerca de 21%.

O Diário do Nordeste entrou em contato com a SSPDS para detalhar os registros de crimes sexuais, mas até a publicação desta matéria as respostas não foram enviadas.

Mais dados

Em 2016, foram registrados 1.720 crimes sexuais. Analisando dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que usa metodologia semelhante para classificar crimes sexuais, é possível afirmar que houve redução de cerca de 5%, isto é, passou de 1.814 em 2015 para 1.720.

No último ranking disponibilizado pela organização, o Ceará ocupa a terceira posição entre os estados do Nordeste com maior número de crimes sexuais em 2015, ficando atrás da Bahia (2.714) e de Pernambuco (2.133). Os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública registraram ainda 45.460 casos de estupro no Brasil em 2015, uma redução de 10% em relação a 2014 em que foram registradas 50.438 ocorrências.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados