NOTÍCIAS / CEARÁ

Ceará tem a maior taxa do Norte/Nordeste de crianças matriculadas em creches

Diário do Nordeste

23/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
No Ceará, a creche é destinada a crianças na faixa etária de 1 a 3 anos. ( FOTO: Kiko Silva )
No Ceará, a creche é destinada a crianças na faixa etária de 1 a 3 anos. ( FOTO: Kiko Silva )

Conforme o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017, de 2001 a 2015, a taxa de alunos cresceu 56,8%.

A educação infantil é a base para o sucesso nos anos que sucedem a escolarização do indivíduo. Resultados no Brasil e no mundo comprovam esta afirmativa. No Ceará, que é reconhecido pelas iniciativas em diversas áreas da educação, não é diferente.

De acordo com o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017, divulgado pelo movimento Todos Pela Educação, o Estado tem a maior taxa do Norte/Nordeste de crianças de 0 a 3 matriculadas em creches. Conforme o estudo, de 2001 a 2015, a taxa de alunos cresceu 56,8%. Além disso, no último ano citado pelo Anuário, 33,4% das crianças do Ceará estavam em creches.

Além boa posição em relação aos estados no N/NE, o Ceará está próximo de atingir a meta 1 do Plano Nacional de Educação, que determina a universalização da Educação Infantil na Pré-Escola para as crianças de 4 e 5 anos e ampliação a oferta em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência do PNE.

Na faixa etária de escolarização de crianças de 4 a 5 anos, o Ceará já bateu a meta, assim como todos os estados brasileiros. O limite era até 2016. O dado mais atualizado do movimento Todos Pela Educação apontava que 95,7% das crianças daquela faixa etária estavam matriculadas.

Quando a taxa de alunos de até 3 anos em creches, o Estado, em 2015, possuía o 5º melhor índice do país. A meta deve ser concluída até 2024. Os estados mais próximos da meta são São Paulo (43,5%) e Santa Catarina (41,5%).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados