NOTÍCIAS / CEARÁ

No Nordeste, população do Ceará é a que mais pratica esporte

Diário do Nordeste

17/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
No Brasil, 38,8 milhões de pessoas de 15 anos ou mais (24,0%) praticaram esportes e 28,1 milhões (17,4%) praticaram atividades físicas. ( Foto: Natinho Rodrigues )
No Brasil, 38,8 milhões de pessoas de 15 anos ou mais (24,0%) praticaram esportes e 28,1 milhões (17,4%) praticaram atividades físicas. ( Foto: Natinho Rodrigues )

De forma geral, falta de tempo é o principal motivo alegado para não fazer atividades.

Em 2015, o Ceará foi o estado do Nordeste onde mais pessoas praticaram algum esporte. Os dados são do suplemento ‘Práticas de Esporte e Atividade Física’, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgado nesta quarta-feira (17).

O documento aponta que das 17.819 pessoas entrevistadas no Estado pela pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 23,6% afirmaram ter praticado algum esporte. Conforme aponta o IBGE, no Amazonas, 32,2% da população de 15 anos ou mais de idade praticou algum esporte, sendo esta a maior taxa do Brasil. As menores taxas, por sua vez, foram observadas no Rio de Janeiro (18,9%) e Alagoas (19,0%).

A pesquisa estimou ainda que 28,1 milhões de pessoas praticaram alguma atividade física no país, representando 17,4% do total de pessoas de 15 anos ou mais. Conforme a Pnad, algumas atividades não são classificadas como esporte, como yoga ou aeróbica. Neste quesito, 13,8% dos entrevistados no Ceará responderam de forma positiva. Diferente da prática esportiva, o Estado apresentou um dos menores índices.

Ao avaliar os resultados da prática de atividade física por Unidades da Federação, o documento afirma que que quatro delas apresentaram percentuais iguais ou superiores a 25%: Rio Grande do Norte (25,0%); Paraíba (25,1%); Rio Grande do Sul (25,3%); e Distrito Federal (28,5%). Por outro lado, apenas 9,% da população do Mato Grosso realizou esse tipo de atividade, sendo esta a menor taxa do País.

Motivação

De forma geral, falta de tempo (38,2%) e não gostarem ou não quererem (35%) foram os principais motivos alegados para não se praticar esporte. A falta de tempo foi mais declarada pela população adulta, com destaque entre as pessoas de 25 a 39 anos (51,6%).

Já entre os adolescentes de 15 a 17 anos, o principal motivo foi não gostarem ou não quererem, com 57,3%. Problema de saúde ou idade foi considerado como principal motivo para 19,0% das pessoas que não praticaram esportes, sendo que na população com 60 anos ou mais atingiu 51,4%.

Problema financeiro (1,9%) e falta de instalação esportiva acessível ou nas proximidades (2,7%) foram motivos menos citados, demostrando que a não prática estaria menos associada à infraestrutura disponível e renda, mas sim relacionada a escolhas pessoais e tempo disponível.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados