NOTÍCIAS / CEARÁ

Açude Tijuquinha, em Baturité, sangra pela terceira vez em 55 dias

O Povo

11/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Açude sangrou pela terceira vez neste ano (Foto: WhatsApp/OPOVO)
Açude sangrou pela terceira vez neste ano (Foto: WhatsApp/OPOVO)

Dos 12 reservatórios que sangraram, Tijuquinha é o menor, com capacidade para 880 mil metros cúbicos (m³).

O açude Tijuquinha, localizado no Maciço de Baturité, voltou a sangrar, nesta terça-feira, 9, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Dos 12 reservatórios que sangraram, Tijuquinha é o menor, com capacidade para 880 mil metros cúbicos (m³). Outros 105 açudes monitorados pela Cogerh estão com volume inferior a 30%.
 
Esta é a terceira vez que o açude sangra em apenas 55 dias. A primeira foi em março, mais especificamente no dia 16. Cinco dias depois, o reservatório ficou totalmente vazio devido operação da Cogerh para melhorar a qualidade da água, conforme assessoria da Companhia. No último dia 13, ele voltou a sangrar.
 
Dentre os açudes que sangraram, o de maior capacidade é Itaúna (77,5 milhões m³), no município de Granja, a 352,3 km de Fortaleza. Gameleira (Itapipoca), Acaraú Mirim (Massapê) e Cauhipe (Caucaia) também estão entre os destacados pela Cogerh. Os dados foram extraídos às 11 horas desta terça.
 
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 59 postos pluviométricos. Desses, destacam-se as precipitações superiores a 44 mm, acumuladas nas últimas 24 horas. São elas as chuvas de Amontada, com 84 mm, Paraipaba, com 68 mm, e Chorozinho, com 45 mm. 
 
Redação O POVO Online

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados