NOTÍCIAS / BRASIL

Reforma da Previdência avança na Câmara

Diário do Nordeste

04/05/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Depois de mais de oito horas de discussão, a comissão especial da Câmara aprovou, na noite de ontem, o texto-base da Reforma da Previdência apresentado pelo relator, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA). O placar, de 23 votos a favor e 14 contra, foi como o governo esperava. Para ser aprovado, o texto precisava de 19 votos. Mas o embate de ontem mostrou que a tarefa não será fácil. A votação dos destaques foi interrompida após a invasão da sala por agentes penitenciários. Segundo a Agência Câmara, a reunião pode ser retomada hoje.

A sessão de votação foi tumultuada e chegou a ser suspensa várias vezes ao longo do dia. Para que a proposta fosse aprovada, partidos da base aliada trocaram deputados contrários à reforma, na comissão, por outros favoráveis, manobra duramente atacada pela oposição.

Partidos da base aliada (PSB, PHS, PROS e Solidariedade) orientaram suas bancadas a votar contra o parecer do relator. Todos os cinco deputados dessas siglas, além de um do PTB, votaram contra, o que demonstra que, nos próximos dias, serão ainda mais intensas as negociações do governo com sua base.

O Planalto comemorou o resultado. Por meio do seu porta-voz, Alexandre Parola, o presidente Michel Temer disse que o número de votos demonstra o reconhecimento sobre a urgência da votação. Após a análise dos destaques, interrompida no fim da noite, o projeto seguirá ao plenário. O relator disse que a data de votação dependerá do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Invasão

As horas que antecederam a votação foram marcadas por forte pressão de grupos que tentaram ganhar algum benefício. Houve uma reviravolta nas regras de aposentadoria dos policiais.

Arthur Oliveira decidiu retirar agentes penitenciários e socioeducativos do grupo que teria acesso a condições mais brandas de acesso ao benefício.

Por volta das 22h40, um grupo de agentes penitenciários invadiu a sala da comissão reclamando da sua exclusão da regra de aposentadoria especial dos policiais, após uma tentativa de reincluir a categoria nas regras, por meio de um destaque do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). A Polícia Legislativa teve de usar spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo para conter o protesto.

Durante a invasão, agentes penitenciários gritavam que iriam paralisar o País. Por questões de segurança, o presidente da comissão, Carlos Marun (PMDB-MS), e o relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), foram retirados às pressas da sala por policiais legislativos e levados para um local fora da Câmara.

Antes da confusão, a comissão rejeitou, por 23 votos a 14, destaque apresentado pelo Solidariedade que poderia incluir no texto a emenda do deputado Paulinho da Força (SD-SP), que mexia em pontos que integram a "espinha dorsal" da proposta do governo, como a idade mínima.

A emenda previa instituição de idades mínimas de 58 anos para mulheres e 60 anos para homens. Além disso, essas regras só valeriam para novos contribuintes. A idade mínima aprovada na comissão especial, conforme parecer do relator, é de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. O pedágio também é de 30%, mas há exigência de idades mínimas de transição, que são menores, mas crescentes. Além disso, o relator permitiu o acúmulo de aposentadoria e pensão, mas limitou o valor a 2 salários mínimos (R$ 1.874).

A comissão também rejeitou, por 22 votos a 14, todos os destaques simples apresentados individualmente. Os deputados da base aliada votaram contra os destaques, analisados de uma só vez conjuntamente.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados