NOTÍCIAS / BRASIL

Artista cearense leva tear para 33 regiões de São Paulo e produz tecidos para exposição

O Povo

25/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Heberte visitou 33 espaços públicos no projeto Trama São Paulo (Foto: Vtão Takayama/Divulgação)
Heberte visitou 33 espaços públicos no projeto Trama São Paulo (Foto: Vtão Takayama/Divulgação)

Segundo o artista, cada lugar gerou um tecido, todos produzidos a partir da inspiração das paisagens, das pessoas e dos sentimentos encontrados.

O cearense Alexandre Heberte Mendes de Souza, 44, percorreu São Paulo com um tear e a vontade de tecer cores, rostos e histórias. Natural de Juazeiro do Norte, o artista-tecelão concluiu o projeto Trama São Paulo, no qual visitou 33 regiões paulistanas que serviram de molde para 33 tecituras. O resultado ficou em exposição na SP-Arte.
 
O trabalho de Heberte faz parte do projeto Meio-Fio, da empresa de calçados Melissa, que objetiva contar a história de São Paulo de forma pessoal e criativa. O cearense concorreu com 8 trabalhos em 3 categorias e venceu na escolha da comissão julgadora. Os outros dois foram eleitos pelo público e pelos próprios participantes.
 
O Trama São Paulo foi realizado entre os últimos janeiro e março, até seguir para a SP-Arte. Heberte conta que o maior ganho do trabalho foi o contato humano. “Alguns lugares eram só nomes e eles ganharam rostos, vidas, vivências”, comemora o artista. Ele revela que, quando não sabia onde montar o tear para iniciar o trabalho, eram as próprias pessoas que o indicavam opções. Para o tecelão, isso foi importante pois as pessoas se aproximavam e acompanham todo o trabalho, que durava até sete horas diárias.


Sobre o projeto, o cearense afirma que o contato humano foi um dos aspectos mais valiosos (Foto: Vtão Takayama/Divulgação)


Sobre a experiência, Heberte revela que não imaginava visitar lugares para tecer, como uma cachoeira (Foto: Vtão Takayama/Divulgação)

A exposição das tecituras ainda contou com performance de Heberte. Ele teceu por horas e em silêncio. Em um dia, chegou revela que chegou a passar 11 horas tecendo sem parar, nem mesmo para ir ao banheiro. A exposição ficou sob a curadoria de Paula Garcia, que trabalha com Marina Abramovic, conhecida por performances que exigem resistência física.


Em performance, Heberte teceu por cerca de 11h sem parar durante a exposição na SP-Arte (Foto: Vtão Takayama/Divulgação)

O artista 
 
Heberte é apaixonado por Fortaleza, pelo Cariri, mas foi em São Paulo que se encontrou e vive há 13 anos. Foi por lá que se aproximou, em 2004, do tear e não largou mais. “O tear amplia minha vida”. Atualmente, o cearense concilia os projetos com o curso de licenciatura em Artes Visuais. Sobre o futuro, não descarta voltar ao Ceará para realizar um trabalho ou, não descarta, fazer um “Trama Brasil”, onde poderia percorrer o País tecendo novos tecidos e histórias. 
 
Redação O POVO Online



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados