NOTÍCIAS / POLÍTICA

Deputados destacam os números do Estado

Diário do Nordeste

20/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Sérgio Aguiar, aos poucos, vai retomando o seu ritmo de defesa do Governo do Estado, após o insucesso da eleição para presidente da AL ( Foto: José Leomar )
Sérgio Aguiar, aos poucos, vai retomando o seu ritmo de defesa do Governo do Estado, após o insucesso da eleição para presidente da AL ( Foto: José Leomar )

O tema foi levantado pelo deputado Sérgio Aguiar, mas teve o apoio do oposicionista Roberto Mesquita.

O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) comemorou, ontem, em discurso na Assembleia, notícias publicadas na imprensa a respeito da economia do Estado do Ceará e a brasileira. Ele iniciou a fala destacando que, na última semana, o Conselho de Política Monetária do Banco Central (COPON) reuniu-se e tomou decisão que encoraja a economia nacional, de baixar em 1% a taxa Selic com relação aos juros no Brasil, caindo de 12,25%, para 11,25% ao ano.

"Ainda é uma taxa de dois dígitos que assombra a retomada do crescimento e do desenvolvimento da economia, mas já se demonstra com esse viés que nosso País começa a se ouvir, de certa forma, daqueles que fazem parte do papel produtivo a demonstração de que o dinheiro começa a ficar mais barato, na linguagem popular".

Com isso, o pedetista apontou que os empresários, em vez de se basearem na especulação ou ficarem com medo de investir, poderão voltar a investir, promovendo desenvolvimento no País. "É verdade também que as agências de economia, analisando o risco Brasil, veem que o País tem perspectiva e de que, para este ano, saiamos do decréscimo do crescimento. Embora com taxa mínima de 0,2%, mas já há uma perspectiva de que o PIB brasileiro possa voltar a crescer".

Aguiar disse ter a satisfação de também apontar que o Ceará teve, acima do Brasil e do Nordeste, aumento de 1,4% registrado em relação a fevereiro deste ano com base em fevereiro de 2016. "Muito para nós é interessante a informação porque se demonstra que o Brasil começa verdadeiramente a tomar outra direção, começa a retomar o desenvolvimento que é tão necessário para que haja geração de emprego".

Sérgio destacou ainda que o Estado do Ceará se posta bem neste momento. "Porque temos aqui um dos maiores indutores do desenvolvimento econômico de nossa Região que é o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Há cerca de duas semanas tivemos a oportunidade de ver a inauguração da Companhia Siderúrgica do Pecém, que será carro-chefe para a economia do Ceará, pontuando mais significativamente a participação do Estado na produção de riquezas do Brasil e fazendo com que essa seja a semente aqui no Ceará", relatou.

Produção

Roberto Mesquita (PSD), da base oposicionista, em aparte, levantou que, diante do "mar de lama" que se assiste no Brasil inteiro, é importante ver uma luz no fim do túnel, principalmente para um Estado pobre como o Ceará. "Esses 1.760 quilômetros da Transnordestina têm potencial de trazerem um fortalecimento da economia muito grande porque ligam a produção do Piauí ao Porto do Pecém e de Suape, em Pernambuco", avaliou. "Então teremos capacidade de escoamento de região produtora interligando o Ceará e Pernambuco".

Aliado a isso, ele apontou ser viável afirmar que há no Ceará a única ZPE do Brasil em funcionamento. "É uma zona de processamento de exportação onde já existe todo o espaço que permite que as empresas se instalem com benefícios de uma zona franca, como Manaus teve no passado, destinando sua produção para exportação", explicou.

Quem também usou a tribuna para se posicionar sobre a situação econômica do Estado do Ceará foi o deputado Carlos Matos (PSDB). Ele apontou que falta ao governo visão de futuro e que o modelo de desenvolvimento precisa ser revisto. "O mundo inteiro investe no modelo que é mais intensivo em conhecimento. Isso não tem acontecido no Ceará. Temos investido em obras, infraestrutura, projetos tradicionais antigos", criticou o parlamentar tucano. "Acabou de ser inaugurada uma siderúrgica, projeto maravilhoso, mas para os anos de 1970. Mas é melhor ser instalada aqui do que no Maranhão, Piauí ou na Bahia", disse.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados