NOTÍCIAS / POLÍTICA

O que mudou no Brasil após a queda de Dilma

Diário do Nordeste

18/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
André Figueiredo (PDT), que votou contra o impeachment de Dilma, diz que é o momento de o cidadão participar da construção de um novo País ( Foto: Cid Barbosa )
André Figueiredo (PDT), que votou contra o impeachment de Dilma, diz que é o momento de o cidadão participar da construção de um novo País ( Foto: Cid Barbosa )

Já completou um ano que a Câmara Federal decretou o afastamento da ex-presidente da República.

Era noite de domingo quando no dia 17 de abril de 2016, dos 513 deputados federais, 367 disseram "sim" para a abertura do processo contra a agora ex-presidente Dilma Rousseff (PT) por crime de responsabilidade. Passado um ano, a reportagem do Diário do Nordeste ouviu fontes de áreas estratégicas como economia, ciência política e políticos que se posicionaram de maneira divergente durante a votação no Plenário da Câmara Federal. Eles analisaram as mudanças implementadas de lá para cá.

Ricardo Eleutério é economista e vice-presidente do Conselho Regional de Economia, no Ceará. Para ele, há dois pontos que considera importantes. Um deles é a redução da taxa de juros. "O Banco Central reduziu a Selic. Desde o final do ano passado foram realizadas cinco reuniões e em todas houve a redução", relata. "Por outro lado, mesmo após a troca de comando político do País, continuamos estagnados. Do ponto de vista macroeconômico, a política fiscal contracionista, como a PEC dos gastos, busca o reequilíbrio. Essa política não incrementa crescimento econômico, mas busca o equilíbrio fiscal necessário", explica.

O cientista político Maurício Santoro, professor do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, avalia que esse intervalo desde a abertura do impeachment mostrou que, independentemente do que se pense sobre o processo ter sido ou não correto, não se conseguiu resolver os grandes problemas existentes tanto no tocante à corrupção, quanto na economia. "Não era a crise do Governo Dilma ou do PT. A coisa era mais ampla e hoje coloca em questão todo o sistema partidário desde a redemocratização".

Legislação social

Ele observa que, embora o Brasil continue sendo o mesmo país de um ano atrás, o impeachment enfraqueceu o PT e a esquerda como um todo. "Vimos pelo resultado das eleições municipais como a esquerda sofreu um baque forte". Diante dessa perda de força, ele afirma que se abriu espaço para grupos políticos que tinham posição crítica sobre a legislação social, como o sistema de proteção social, as leis trabalhistas e previdenciárias. "O que se tem agora é algo que ao logo deste ano avançou no programa político de desmontar esse sistema. A reforma trabalhista enfraquece a CLT. Querem modificar a Previdência, de maneira que se torne dura aos trabalhadores". "A principal diferença do Brasil de um ano atrás é a mudança de conjuntura política".

Os deputados federais André Figueiredo (PDT) e Raimundo Gomes de Matos (PSDB) tomaram decisões distintas quando na votação do impeachment na Câmara. O pedetista comenta que, depois do afastamento de Dilma, o que se viu foi uma trégua por parte de setores da grande mídia "que não se cansaram enquanto não derrubaram a ex-presidente".

Transparência

Figueiredo ressalta a necessidade de o Brasil ser passado a limpo e defende que o cidadão deve cada vez mais acompanhar o desempenho dos parlamentares e membros de todos os poderes. "Toda a sujeira está sendo posta para fora. Que possamos fazer dessa limpeza um novo Brasil, mas que o cidadão se sinta mais partícipe na construção desse novo Brasil", defende.

Gomes de Matos opina que a partir do impeachment passou a ser implantada maior transparência no Governo Federal. "Também temos que reconhecer a retomada da credibilidade que o País está obtendo não só interna como externa, por parte dos investidores internacionais. O País estava em situação delicada e ainda vai demorar para se recuperar por completo".

Para o tucano, valeu o "sim" dado naquele dia em que todo o Brasil parou para acompanhar o desenrolar do processo, sem ainda saber até onde iria. "De qualquer forma me sinto contemplado porque se observava que faltava a Dilma a credibilidade não somente do povo, mas de organism

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados