NOTÍCIAS / CEARÁ

Mais da metade da população de Fortaleza está acima do peso

Diário do Nordeste

18/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O excesso de peso atinge mais os homens, conforme a pesquisa do Ministério da Saúde ( Foto: Agência Diário )
O excesso de peso atinge mais os homens, conforme a pesquisa do Ministério da Saúde ( Foto: Agência Diário )

Além disso, 20% dos fortalezenses estão obesos, segundo levantamento do Ministério da Saúde.

Com 20 quilos adquiridos nos últimos quatro anos, a advogada Luizianne Furtado (31) atribui o excesso na balança a má alimentação, falta de exercício físico e a demais questões relacionadas ao dia a dia, como estresse e ansiedade. Assim como ela, mais da metade da população de Fortaleza está acima do peso, segundo aponta a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada, ontem, pelo Ministério da Saúde. A Capital cearense concentra 56,5% dos casos nessa condição, sendo o quinto pior índice do país e o terceiro pior da região Nordeste.

Em âmbito nacional, o excesso de peso cresceu entre os brasileiros, passando de 42,6% da população em 2006 para 53,8% em 2016. De acordo com o levantamento, a condição atinge mais homens, pessoas com menor escolaridade e aumenta conforme a idade. É considerado com excesso de peso quem está com o Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou maior que 25 kg/m².

Os números da obesidade também chamam atenção. Na Capital, 20% da população está com IMC igual ou superior a 30kg/m²,ou seja, classificado como obeso, sendo o índice, o nono pior do País. Em todo o Brasil, a obesidade aumentou 60%, passando 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O indicador também aumenta conforme a idade e a frequência é semelhante entre os sexos, mas chama atenção o fato da prevalência duplicar a partir dos 25 anos. Ter o IMC igual ou superior a 30kg/m² é o indicativo de obesidade.




A condição é apontada pela pesquisa como um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que piora a condição de vida do brasileiro. Em 2016, 8,2% da população da capital cearense possuia diabetes, diagnóstico que aumentou 61,8% em todo o Brasil entre os anos de 2006 e 2016. Já 22,1% dos fortalezenses estava com hipertensão arterial no ano passado, condição que avançou de 22,5% para 25,7% nos últimos dez anos no País.

Alimentação

Ter hábitos alimentares corretos e praticar exercícios físicos são características determinantes para a reversão desse quadro, mas apesar de ter crescido o consumo regular de frutas e hortaliças no país (passando de 33% em 2008 para 35,2% em 2016), em Fortaleza, apenas 18,1% das pessoas consomem esses alimentos conforme o recomendado, ou seja, ingerindo cinco ou mais porções por dia em pelo menos cinco dias da semana. Já a prática de atividades físicas de forma ideal, o equivalente a 150 minutos por semana, é realizada por 38,9% da população local.

Na luta pela manutenção de uma vida saudável e livre de doenças, o funcionário público Afonso Magalhães, 35, é adepto de atividade física, já tendo perdido 35 quilos. Ainda com excesso de peso, no entanto, revela a dificuldade de manter uma alimentação balanceada. "O mais difícil é abdicar de guloseimas e outros maus hábitos da época da obesidade e nem sempre é fácil encontrar opções saudáveis em todo o lugar", salienta.

Os principais erros alimentares favoráveis ao excesso de peso, segundo aponta a nutricionista e professora do curso de nutrição da Universidade de Fortaleza (Unifor), Nara Parente, passam pelo hábito de comer fora de casa e pela ingestão de alimentos industrializados, ricos em carboidratos e açúcares, aliado, ainda, a redução do consumo de arroz, feijão, legumes e verduras. "E aí basicamente o excesso de peso vem como primeiro fator para desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, como a diabetes, hipertensão e alguns até desenvolvem alteração do colesterol".

O levantamento foi realizado com base em entrevistas via telefone realizadas de fevereiro a dezembro de 2016 com 53.210 pessoas, maiores de 18 anos, de todas as capitais brasileiras.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados