NOTÍCIAS / ESPORTES

A um passo da final

Diário do Nordeste

17/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Magno e Lelê tiveram bom rendimento nos últimos minutos ( Fotos: Helene Santos )
Magno e Lelê tiveram bom rendimento nos últimos minutos ( Fotos: Helene Santos )

Com dois gols marcados na reta final de jogo, Vovô vence o Guarani e abre vantagem para decidir o Estadual 2017.

Num jogo em que teve mais posse de bola que seu oponente, embora sem finalizar com propriedade na maior parte do tempo, o Ceará venceu o Guarani de Juazeiro por 2x0, ontem à tarde, na Arena Castelão, no segundo jogo entre as duas equipes pelas semifinais do Campeonato Cearense. No primeiro confronto entre ambos, no Estádio Romeirão, houve empate sem gols.

Com o resultado, o Ceará precisa só de um empate para confirmar a sua presença nas finais do Estadual. A vantagem que o Vovô conseguiu lhe permite até perder o jogo no tempo normal, para ainda disputar a final nas cobranças de penalidades máximas. Ao Guarani, somente a vitória no tempo normal é o que interessa.

O terceiro jogo entre as duas equipes pelas semifinais do Cearense acontecerá no próximo sábado, às 16 horas, no Castelão.

Posse x marcação

Uma boa parte do primeiro tempo transcorreu com o Ceará tendo mais posse de bola que seu adversário, contra uma forte marcação dos juazeirenses. Não era uma marcação característica de simples retranca, mas um sistema tático organizado, em que o time de Washington Luiz se apresentou bem postado na defesa e saindo de forma organizada.

Ainda na primeira etapa, se viu um time alvinegro com boa movimentação das peças de meio-campo, embora falhando na jogada final de arremate.

Como vem acontecendo em outros jogos, o técnico Givanildo Oliveira montou um esquema em que os laterais apoiavam muito, com um diferencial: Rafael Carioca subia com frequência pelos lados do campo e fazia triangulações com Ricardinho e Victor Rangel. O diferencial acontecia com Tiago Cametá, que a exemplo do lateral Yago Pikachu, no Vasco, apoiava por dentro, como meio-campista. Acrescente-se a isso que o volante Jackson Caucaia se projetava na área para confundir a marcação adversária.



Por sua vez, os laterais do Guarani ficavam mais estáticos. Talisson pela direita e Zé Aquiraz pela esquerda. Um grande empecilho para o esquema tático de Washington Luiz foi a lesão muscular do centroavante Ítalo, que sentiu uma fisgada na parte posterior da coxa direita.

Como centroavante de área, ele segurava os zagueiros alvinegros, que passaram a ter mais liberdade com sua saída prematura, apenas aos 23 minutos da primeira etapa.

O Ceará demorou a encaixar tabelas dentro da área do Leão do Mercado e, quando o fez, o goleiro Léo apareceu com boas defesas. Em outras, o Ceará errou a pontaria em cabeçada de Jackson Caucaia e finalização na diagonal de Max Bianchucchi.

Trocas funcionam

O técnico Givanildo Oliveira ganhou o jogo com as substituições, que fizeram o time produzir mais na segunda etapa. No intervalo, Victor Rangel deixou o jogo para a entrada de Lelê. Posteriormente, saiu Jackson Caucaia para a entrada de Pedro Ken e Wallace Pernambucano na vaga de Ricardinho.

Wallace ajudou a construir o caminho para a vitória. Vale lembrar que o Guarani, antes de sofrer o primeiro gol, perdeu uma chance real, quando Ronda chutou na área e Éverson defendeu.

Os gols vieram na reta final. O primeiro aos 36 minutos. Lelê recebeu de Wallace e chutou no canto: 1x0. E aos 45, Raul serviu Magno Alves, que fuzilou rasteiro no canto, fechando em 2x0.

Olho no jogo

Boa partida

O meia Ricardinho fez, contra o Guarani de Juazeiro, seu primeiro jogo começando como titular, desde que passou por uma cirurgia. Novamente seus passes milimétricos e a organização em campo o fizeram realizar uma boa partida, até o momento em que foi substituído.



Só na experiência

O árbitro Wladyerisson Oliveira conduziu a partida da semifinal do Cearense entre Ceará e Guarani só na experiência. Ainda fora de forma e ocupando mais as intermediárias, ele foi enérgico na apresentação dos cartões, exceto quando apenas advertiu Ricardinho e Da Silva.




Segurança no gol

O goleiro Éverson, do Ceará, mostrou que estava muito atento no jogo. Antes de o Alvinegro marcar o seu primeiro gol, Éverson fez uma defesa providencial, abafando um lance em que o atacante Ronda iria marcar o gol e depois evitou um gol contra do zagueiro Luiz Otávio.



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados