NOTÍCIAS / CIDADE

A maior chuva do domingo de Páscoa foi em Russas, 33mm

Diário do nordeste

17/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Neste Domingo de Páscoa houve uma redução da chuva no Ceará em comparação com os dias anteriores. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em apenas 15 municípios entre as 7h de sábado e 7h de ontem. As três maiores foram observadas em Russas (33mm), Lavras da Mangabeira (25mm) e Várzea Alegre (11.2mm). Até ontem, o Ceará tinha 11 açudes sangrando. 

A Funceme prevê para hoje, segunda­feira, possibilidade de chuva isolada na faixa litorânea e no Sul do Ceará. Nas demais regiões, o céu deve permanecer parcialmente nublado. Para amanhã, há chance de chuva na região Centro­Norte do Estado. Nas demais áreas, céu nublado a claro. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuva no Ceará durante a quadra de fevereiro a maio, mantém uma tendência de aproximação e afastamento da costa cearense, provocando maior ou menor intensidade pluviométrica.

A Funceme, registrou, anteontem, chuva em 77 municípios. As três maiores foram em Ubajara (50mm), Iguatu (49mm) e Ibicuitinga (46mm). Já na Sexta­Feira Santa, foram 82 cidades, sendo as três maiores em Ibiapina (45mm), Quixeramobim (41.8mm) e Ipueiras (39mm).

Os dados são parciais, mas, segundo a Funceme já choveu 48% do esperado para abril, que tem média histórica de 188mm. Em 2016, as chuvas foram reduzidas neste mês, com um déficit de 48%. Em 2017, a quadra chuvosa está bem melhor do que no ano passado, favorecendo o crescimento das culturas de sequeiro, os grãos (milho e feijão) e a pastagem para o gado.

A previsão da Funceme é de chuvas dentro da média histórica para a atual quadra. O órgão não faz análise mês a mês. Para o mês de maio, são esperados 90mm, ou seja, menos da metade da média histórica de abril. No campo, os agricultores estão animados com a possibilidade de uma boa safra de milho e feijão, quadro favorável em todas as regiões do Estado.

A colheita do feijão­verde manteve o seu preço estável durante a Semana Santa. É um dos produtos que integram a cesta básica do cearense. A oferta elevada contribui para a manutenção do preço em torno de R$ 6, o quilo. "A gente espera que baixe a partir desta semana porque há feijão sobrando na feira livre", disse a dona de casa Margarida Alves, moradora de Iguatu.

Aporte

O Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) registrou, nas últimas 24h, aporte de 2,4 milhões de metros cúbicos, em 29 açudes, destacando­se Acarape do Meio, Angicos, Castanhão e Jaburu I. O volume médio atual é de 12,09%, considerando os 153 reservatórios monitorados pelo órgão. Desde a segunda quinzena de março passado que ocorre um aumento no nível médio dos açudes. No momento, há 11 estão sangrando: Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Cauhipe (Caucaia), Itaúna (Granja), Maranguapinho e Itapebussu (Maranguape), São Pedro Timbaúba (Miraíma), Valério (Altaneira), Tijuquinha (Baturité), Gameleira e Quandú (Itapipoca).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados