NOTÍCIAS / CEARÁ

Açude Itapebussu é o oitavo a sangrar no Ceará em 2017

O Povo

13/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
A sangria do açude trouxe alegria aos moradores da região (Foto Mateus Dantas)
A sangria do açude trouxe alegria aos moradores da região (Foto Mateus Dantas)

A capacidade máxima do manancial é de 6,3hm³. A última sangria do açude foi em 31 de julho de 2011.

Oito reservatórios cearenses dos 153 monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão sangrando. No domingo, 9, com base no portal hidrológico, o açude Itapebussu, em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi o último a sangrar. Atualmente, a Região Metropolitana (RMF) tem mais dois açudes sangrando: Cauhipe (Caucaia) e Maranguapinho (Maranguape).

Também atingiram a capacidadade máxima no Estado os mananciais Acaraú Mirim (Massapê), Caldeirões (Saboeiro), Itaúna (Granja), São Pedro Timbaúba (Miraíma) e Valério (Alteneira). O Tijuquinha, em Baturité, chegou a sangrar neste mês, mas secou devido a uma operação de desassoreamento.



A capacidade máxima do Itapebussu é de 6,3hm³. A última sangria do reservatório de Maranguape foi em 31 de julho de 2011. Nesta terça-feira, 11, foram registradas chuvas em 119 postos pluviométricos monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Destacando-se as seguintes chuvas superiores a 59 mm, acumuladas em 24 horas: 104 mm (posto=Siupe, municipio=São Gonçalo do Amarante); 84,8 mm (posto=Escola Prof Luiza Teodoro, municipio=Pacatuba); 83 mm (posto/municipio=Paraipaba); 61,4 mm (posto/municipio=Ipaumirim); 60 mm (posto=Cagado, municipio=São Gonçalo do Amarante).

Açudes no Ceará

Conforme os dados do site da Cogerh, 42 açudes estão com volume morto, enquanto 18 permanecem secos. Foram registrados aportes nesta terça-feira, 11, em 66 reservatórios, destacando-se os mananciais Acarape do Meio, Angicos, Araras, Arneiroz II, Ayres de Sousa, Banabuiú, Castanhão, Caxitoré, Edson Queiroz, General Sampaio, Jaburu I, Orós, Pedras Brancas e Pentecoste -o que representa 7,66 milhões m³ de água.

Nesta terça-feira, 11, os açudes monitorados pela Cogerh estão com volume de 2,18 bilhões m³, o que representa 11,69% do total do Estado - 18,64 bilhões m³.

Redação O POVO Online

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados