NOTÍCIAS / POLÍTICA

Presidente do PT deve ser proclamado hoje

Diário do Nordeste

12/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
No domingo (9), quando Acrísio Sena e apoiadores conferiam números não oficiais da votação, ele contabilizava vantagem de três votos ( Foto: Helene Santos )
No domingo (9), quando Acrísio Sena e apoiadores conferiam números não oficiais da votação, ele contabilizava vantagem de três votos ( Foto: Helene Santos )

Apuração de todas as urnas foi deliberada, ontem à noite, em reunião da Executiva Estadual da sigla.

Sob questionamento de uma das candidaturas que disputam a presidência do Partido dos Trabalhadores (PT) em Fortaleza, as eleições internas da sigla, ocorridas no último domingo (9), devem ter resultado oficializado hoje. Em reunião fechada na noite de ontem, a Comissão Executiva Estadual do partido decidiu que todas as urnas utilizadas na Capital serão apuradas hoje, a partir das 9h, na sede do PT Estadual, localizada do bairro Benfica. O novo presidente da legenda, portanto, já deve ser proclamado e os recursos serão julgados na próxima terça-feira (18), data da próxima reunião da Executiva Estadual.

Havia expectativa de que, no encontro de ontem, que começou por volta das 18h e só terminou após as 20h, fosse analisado questionamento apresentado pelo ex-vereador Deodato Ramalho, que disputa o comando do partido com o vereador Acrísio Sena. Ele pede anulação da urna da 114ª zona eleitoral, localizada na Barra do Ceará, sob alegação de que houve interferência externa na votação. Ao sair da reunião, porém, o presidente estadual do PT, Francisco de Assis Diniz, ponderou que os recursos só podem ser julgados após a apuração oficial das urnas. O prazo recursal, por sua vez, termina nesta sexta-feira (14).

"Nós vamos analisar os dois que já estão protocolados e os outros que chegarem na terça-feira, dia 18", afirmou. "Um é pedindo para apurar, o outro é questionando a apuração".

O recurso que pedia a apuração das urnas partiu de Acrísio Sena e, ainda que não tenha sido analisado, acabou atendido, indiretamente, pela deliberação da Executiva Estadual. "Nós protocolamos ontem (segunda-feira) junto à direção estadual do PT, principalmente ao presidente De Assis, e já respeitando, inclusive, o regulamento do Congresso (Estadual), que prevê já hoje (ontem) ser proclamado o resultado. Mesmo assim, com várias pendências no Brasil todo, esse resultado foi jogado para amanhã (hoje)", disse Acrísio.

Otimismo

Ele não participou da reunião da Executiva Estadual, em um hotel no Bairro de Fátima, mas esteve no local reunido com apoiadores antes do encontro. Outras correntes do PT também conversaram reservadamente antes da reunião da Executiva.

Acrísio Sena demonstrou otimismo baseado em contagens preliminares, mas ressaltou que só após a oficialização do resultado das urnas falará publicamente sobre "novos rumos para o PT". Ele é defensor de que o partido se aproxime da gestão do prefeito Roberto Cláudio (PDT). Deodato Ramalho, por outro lado, é favorável à continuidade da legenda na oposição.

O PT informou ontem, a todos os diretórios municipais, que o prazo final para totalização dos votos termina hoje, ao meio-dia. Os municípios que não enviarem os resultados dentro deste limite ficarão de fora do Congresso Estadual e do Congresso Nacional da sigla.

Constrangimento

Deodato Ramalho, que não esteve no local da reunião, avaliou que a Executiva Estadual agiu corretamente ao deliberar a apuração das urnas. "É que não tem recurso ainda. Só tem recurso quando a comissão eleitoral finalizar o processo da eleição", disse. "A comissão eleitoral é que deveria ter decidido sobre a anulação ou não da urna que houve a impugnação", colocou.

Ele salienta que o recurso é alicerçado na ausência de ata nas urnas, o que chama de "vício formal"; e na "intromissão externa, principalmente através da Prefeitura (de Fortaleza)" na eleição que, conforme alega, tem "provas consistentes". "Houve toda uma mobilização de fora do PT que deixa constrangidos os petistas realmente sinceros".

Deodato acredita que "vai prevalecer o bom senso" na análise do recurso pela Executiva Estadual, mas não descarta recorrer à Executiva Nacional. "Não é uma questão do candidato. A militância exige que a gente leve essa situação às últimas consequências, para que não se repita esse processo degradante que aconteceu na eleição".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados