NOTÍCIAS / ESPORTES

Inclusão plena

Diário do Nordeste

11/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Em fevereiro, quatro torcedores acompanharam um jogo do Cearense ( Foto: Kid Júnior )
Em fevereiro, quatro torcedores acompanharam um jogo do Cearense ( Foto: Kid Júnior )

O projeto "Esporte Acessível" fará a inclusão da pessoa cega em eventos esportivos no Ceará.

Representantes de órgãos públicos e privados, idealizadores e os dois maiores clubes do estado - Ceará e Fortaleza - , se reuniram em evento realizado na sede da Procuradoria Geral da República, nessa segunda-feira (10), para assinarem conjuntamente o projeto piloto "Esporte Acessível", que tem como objetivo a inclusão da pessoa cega em eventos esportivos nas praças esportivas do Ceará.

Com foco na acessibilidade, o projeto foi desenvolvido por alunos do MBA em Gestão Empresarial da Pós-graduação da Universidade de Fortaleza (Unifor). A iniciativa é proporcionar a crianças com deficiência visual a cidadania plena.

Em fevereiro deste ano, quatro torcedores mirins tiveram a oportunidade de acompanhar a vitória do Fortaleza por 3 a 0 sobre o Uniclinic pelo Campeonato Cearense. Eles conheceram o gramado, vestiário e entraram junto com o time do Leão a campo, todos uniformizados.

Fazendo a diferença

A fase de implementação do projeto englobará cerca de 80 crianças de 12 a 14 anos que fazem parte da Sociedade de Assistência aos Cegos - conhecida popularmente como Instituto dos Cegos. 25 crianças irão à Arena Castelão, mensalmente, prestigiar um jogo de Ceará ou do Fortaleza. As mesmas entrarão em campo com os jogadores e acompanharão a partida por meio de audiodescrição - uma narração descritiva diferenciada contendo uma gama de detalhes através de equipamentos especiais.

"Cada passo é uma dificuldade imensa, mas a gente vai conseguindo. Quem está de fora não sabe da capacidade da pessoa cega. São pequenas iniciativas como essa que podemos mudar o dia a dia dessas pessoas que têm seus direitos de cidadania cerceados. Espero que no futuro todos estejam incluídos", disse Maria Josélia Sá e Almeida, presidente da Sociedade de Assistência aos Cegos.

Para Raimundo Pinheiro, vice-presidente do Ceará, o avanço nas políticas de inclusão só ocorre com reivindicações. "A sociedade evolui a partir do surgimento de problemas. O Ceará estará sempre disposto para avançar no intuito de conseguir mudanças que melhorem a vida da população", declarou.

O diretor jurídico do Fortaleza, Luiz Eduardo de Salles, também falou da importância do projeto. "Essa iniciativa vai ser importante na inclusão social e na autonomia das pessoas com deficiência visual. Será um aprendizado para todos. O Fortaleza está disposto a ser um desses multiplicadores".

A previsão é que no primeiro jogo da final do Campeonato Cearense, marcada para o dia 30 de abril, as crianças entrem em campo com os jogadores e prestigiem a partida. A intenção é expandir o projeto para todas as praças esportivas do estado. (Colaborou Ideídes Guedes)

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados