NOTÍCIAS / CEARÁ

Governo do Ceará institui o Plano Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia

Diário do Nordeste

11/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O Plano institui uma série de diretrizes para o combate à LGBTfobia no Ceará. ( FOTO: Reprodução )
O Plano institui uma série de diretrizes para o combate à LGBTfobia no Ceará. ( FOTO: Reprodução )

Entre as metas estão a produção de material didático temático, promoção do concurso miss gay, criação de delegacias e ambulatórios especializados.

O Governo do Ceará instituiu, nesta segunda-feira (10), o Plano Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia e promoção dos Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado.

O Plano foi um resultado das discussões entre órgãos governamentais e sociedade civil durante a III Conferência Estadual LGBT do Ceará, em 1º de fevereiro do ano passado.  Na ocasião, as resoluções resultaram em metas e propostas de políticas públicas para o enfrentamento da discriminação transfobia, como aponta o texto do decreto.

O documento é dividido em 6 áreas temáticas: educação; políticas intersetoriais e participação popular; cultura e comunicação em direitos humanos; segurança pública e sistemas de Justiça na promoção e defesa dos direitos humanos da população LGBT; promoção da cidadania e enfrentamento da violência contra a população LGBT; marcos jurídicos e normativos para o enfrentamento à violência contra a população LGBT.

A previsão do Governo é que todas as metas do Plano sejam cumpridas até o fim de 2018 e envolverá o trabalho das secretarias e outras instâncias governamentais.

Educação

A principal diretriz da área de Educação é a inserção da temática LGBT no sistema de educação básica e superior, sob a abordagem que promova o respeito e o reconhecimento da diversidade da orientação sexual e identidade de gênero.

Para que seja alcançado tal objetivo, o Plano Estadual definiu com meta a implementação de um programa de educação não sexista e não discriminatório através da articulação das instituições de ensino. Além disso, a criação de material didático com as devidas orientações, assim como a promoção de feiras científicas nas escolas com debates em torno da orientação sexual.

O documento institui ainda a realização de pesquisas para avaliar o grau de LGBTfobia nos colégios públicos.

Políticas intersetoriais

Visando a construção de uma rede de proteção e promoção da cidadania LGBT, o Plano Estadual de Enfrentamento à LGBTfobia promete criar o Ambulatório TT, que garantirá o atendimento voltado exclusivamente para para travestis e transexuais. Até a sua criação, o Governo determina que o atendimento seja feito dentro do Hospital das Clínicas.

Além disso, é uma meta da área de políticas intersetoriais ampliar a geração de emprego e renda para o público LGBT por meio do programa Jovem Aprendiz e Primeiro Passo.

Cultura e comunicação

Nesta área, o Plano visa inserir a temática LGBT nos meios comunicação por meio da criação de editais para eventos culturais como concursos de miss gay, festivais, jogos de diversidade entre outros. Além disso, o Governo deverá criar um mês de visibilidade da união da comunidade LGBT chamado de Laços Coloridos.

Segurança e Justiça

Em meio aos diversos crimes sem solução contra LGBT, o Plano visa direcionar esforços para a criação de delegacias regionais especializadas na defesa dos direitos da população LGBT, assim como a efetivação de uma parceria com a Defensoria Pública no intuito de expandir o atendimento para lésbicas, gays, travestis, transexuais e bissexuais.

Normativos

Por meio do diálogo com as esferas do poder público municipal, estadual e federal, o Governo propõe a criação de uma lei de proteção à pessoa LGBT em situação de violência, assim como a punição contra estabelecimentos comerciais que agiram com preconceito. 

O documento publicado nesta segunda-feira ainda traz outros detalhes sobre a promoção da cidadania e a criação de campanhas de conscientização. O Plano completo pode ser acessado por meio do Diário Oficial.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados