NOTÍCIAS / POLÍTICA

Presidente da AL exalta inauguração da CSP

Diário do Nordeste

07/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Discurso de Zezinho Albuquerque, de quase uma hora, foi o segundo desde que a Assembleia voltou aos trabalhos em 2017, em fevereiro último ( Foto: José Leomar )
Discurso de Zezinho Albuquerque, de quase uma hora, foi o segundo desde que a Assembleia voltou aos trabalhos em 2017, em fevereiro último ( Foto: José Leomar )

Ele comemorou impacto do equipamento na economia e disse que "o sonho da refinaria" ainda será reativado.

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Zezinho Albuquerque (PDT), usou a tribuna da Casa pela segunda vez neste ano. A primeira havia sido no retorno aos trabalhos, no início de fevereiro, quando assumiu a presidência. Ontem, ele falou por quase uma hora para destacar a inauguração da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). Utilizando os tempos cedidos pelos deputados Carlos Felipe (PCdoB), Tomaz Holanda (PPS) e Dr. Santana (PT), ele relatou que esteve acompanhado do governador Camilo Santana (PT), na última terça-feira, na cerimônia oficial.

Ao comemorar a inauguração, Zezinho lembrou que há mais de 50 anos se falava na instalação de uma siderúrgica no Estado do Ceará. "Virgílio Távora foi governador há 35 anos e já falava firmemente dessa siderúrgica. Já no Plameg (Plano de Metas do Governo), Virgílio falava. Terça-feira eu vi o sonho ser concretizado, perfeitamente funcionando, com a venda acima da produção que ainda não está total", ressaltou. "É preciso sonhar nas grandes obras. Não se pode sonhar pequeno, assim pensou Virgílio Távora e tantos outros governadores do Estado do Ceará".

Exemplo da coragem dos gestores, para o presidente da Assembleia, é o Porto do Pecém. "Foi iniciado no governo Tasso Jereissati, ampliado nos governos de Cid Gomes e agora no governo de Camilo Santana. É um porto altamente moderno e de baixo custo em relação a outros e que, inclusive, faz associação com um dos maiores portos do mundo, o de Roterdã".

Atuação do Parlamento

O "sonho" da siderúrgica, segundo Zezinho Albuquerque, iniciou em 2007 e a Assembleia participou de todas as etapas. "Participamos, mandando recursos para desapropriação, para o porto, criando a única ZPE (Zona de Processamento de Exportação) do Brasil em funcionamento", recordou. "Enquanto estávamos lá, eu pensava de quando, há cerca de três meses, estava em Brasília e vi na capa de um jornal o primeiro carregamento das placas de aço para o exterior. Aquilo me emocionou. E, terça-feira, me deu emoção muito grande quando coloquei o capacete e roupa contra incêndio para andar por toda a siderúrgica", disse, convidando os membros da Casa a visitarem o local.

Segundo Zezinho, a siderúrgica deve impactar profundamente a economia do Estado. Ele afirmou que o PIB industrial do Ceará crescerá 50% e significará um terço de todo o PIB do Estado. "No momento, são mais de cinco mil empregos, mas em sua fase de construção atingiu o pico de 17 mil empregos. E teremos muitas indústrias na ZPE se instalando, a partir do aço que será produzido para exportação e uso interno", mencionou.

Refinaria

O pedetista enfatizou também que "o sonho da refinaria" será reativado. "No momento, acho que nem é viável devido ao preço do barril do petróleo, mas vamos continuar trabalhando. São esses sonhos que movimentam esta Casa". O parlamentar destacou que a concretização do sonho da siderúrgica se deu a partir da junção do poder público com o poder privado: "A Coreia do Sul com o Estado do Ceará".

No discurso, aliás, ele fez questão de destacar o trabalho realizado por gestores que antecederam Camilo Santana, o qual resultou na inauguração da CSP. O pronunciamento, depois, foi amplamente aparteado em plenário. Quase todos os parlamentares presentes fizeram questão de mostrar apoio ao presidente do Parlamento estadual.

Enquanto Julinho (PDT) e Evandro Leitão (PDT) destacaram o impacto da CSP na geração de empregos, Sérgio Aguiar (PDT) falou da possibilidade de crescimento em torno de 20% no PIB cearense. Já Leonardo Pinheiro (PP) ressaltou o dinamismo econômico gerado pelo empreendimento. Fernando Hugo (PP), Ely Aguiar (PSDC) e Carlos Matos (PSDB) lembraram a importância que teve o ex-governador e senador Tasso Jereissati (PSDB) para a expansão da indústria no Estado. Por sua vez, Dr. Sarto (PDT) salientou que não é um projeto de governo, mas de Estado.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados