NOTÍCIAS / CIDADE

Moradores de Bonsucesso em Quixeré debatem com Semace problemas causados pela Apodi

Ricardo Torres

05/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na manhã e início de tarde desta terça-feira(04) moradores da comunidade de Bonsucesso em Quixeré, junto com a comissão da Pastoral da Terra, e Paroquia de Nossa Senhora do Rosário em Russas, se reuniram no salão Paroquial local com gestores ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente(Semace), quando debateram sobre impasses com a fábrica de cimento Apodi, e ainda sobre a instalação da mineradora de calcário Polimix.

O que seria a redenção daquela comunidade, segundo alguns moradores foi na verdade o início de um grande problema que hoje eles buscam uma solução, o principal deles é a poluição que vem afetando a saúde das pessoas, sendo comum encontrar alguém reclamando de problemas respiratórios.

Um documento com relato das diversas problemáticas e com uma pauta de reinvindicações como a indenização das famílias que desejam sair (fugindo dá poluição), e os tratamentos de saúde para alguns foi entregue, aos gestores ambientais da Semace, Heury Silva e Natalia Pinheiro, estes acreditam que os impasses possam ser resolvidos e que a partir de tudo que foi dito pelos moradores irão usar dos meios legais, para mediar a situação. 

A princípio será enviado a Semace oficio pedindo que os moradores possam ser ouvidos antes da liberação da licença ambiental para instalação da Polimix, mineradora de calcário que deverá se instalar na região, já que eles alegam que não participaram da discursão, e que temem viver o drama de hoje no futuro com a nova indústria.   

Ao final um dos encaminhamentos foi o de acionar o ministério público, para que um termo de ajustamento de conduta seja elaborado entre as partes. 

A reunião foi coordenada pela moradora Maria Vilda, Socorro Lima(CPT) e Padre Luiz Araújo Junior (Paroquia de Russas).



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados