NOTÍCIAS / ESPORTES

Julgamento de caso do Inter na CAS é adiado e provoca indefinição no Brasileirão

Diário do Nordeste

04/04/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Vitória pode ser multado e ainda perder pontos ( Foto: Divulgação )
Vitória pode ser multado e ainda perder pontos ( Foto: Divulgação )

O time gaúcho foi rebaixado no ano passado, mas, desde então, vem alegando que o Vitória entrou em campo com o jogador Victor Ramos de forma irregular, depois de não o registrar como uma transferência internacional.

A equipe de advogados do Vitória e da CBF conseguiu adiar uma decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) sobre a participação do Internacional na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2017. A audiência que havia sido marcada para determinar o veredicto para os dois clubes acabou sendo suspensa, depois que o time baiano e a CBF argumentaram que o tribunal não teria competência para lidar com o caso. 

O time gaúcho foi rebaixado no ano passado. Mas, desde então, vem alegando que o Vitória entrou em campo com o jogador Victor Ramos de forma irregular, depois de não o registrar como uma transferência internacional. Se isso for comprovado, o time poderia ser punido com a perda de pontos e, assim, entraria na lista dos rebaixados, no lugar do Inter. 

No Brasil, porém, o caso foi arquivado. Um golpe ainda foi a decisão do STJD de anunciar que os documentos que o Inter havia apresentado estavam adulterados. Isso incluía e-mails e outras comunicações. 

"Estamos muito satisfeitos", disse Augusto Vasconcelos, diretor jurídico do time baiano que viajou até a Suíça. Seu argumento era de que o STJD no Brasil sequer havia apreciado o caso e que, ao arquivá-lo, não haveria motivo para um recurso. "Não há competência se não houve uma decisão no Brasil sobre uma suposta irregularidade", disse Vasconcelos, que garante que não haverá uma nova audiência. 

A versão dos representantes do Inter era outra e eles consideraram que o adiamento não afeta sua defesa. "Esse era um dos cenários previstos", disse Gustavo Juchem, vice-presidente do clube gaúcho. Para ele, o caso não está encerrado. 

Nos próximos dois dias, os árbitros vão chegar a uma decisão e, se considerarem que tem competência, convocarão uma nova audiência para a semana que vem. A partir da nova reunião, pelo menos uma semana será ainda necessária para uma decisão final. Na prática, o Brasileirão não conhecerá todos os seus participantes até três semanas antes de seu início. 

Nesta terça-feira, às 9 horas locais (4h do horário de Brasília) começou a audiência decisiva para o Inter, que tentou sua última cartada para voltar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Com uma equipe de advogados brasileiros e estrangeiros, o clube apresentaria sua versão aos juízes da CAS, órgão máximo de decisão e com sede em Lausanne. 

A equipe de Porto Alegre contava com Rogerio Pastl, Diego do Canto e Gustavo Juchem, além de dois advogados estrangeiros. 

Os advogados do Inter haviam conseguido convencer a CAS sobre a necessidade de se antecipar um julgamento. No planejamento original apresentado pelo tribunal para os meses de março e abril, o caso "Victor Ramos" não aparecia na agenda. Mas, com a Série A e B do Brasileiro começando no início de maio, os advogados do Inter justificaram que uma decisão era necessária. Agora, o caso promete se arrastar por mais algumas semanas. 

Entre as possibilidades, os árbitros podem simplesmente punir o Vitória, com uma multa e a retirada de pontos. Mas também podem apenas ordenar ao STJD que reabra o caso e examine as provas de ambas as partes.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados