NOTÍCIAS / CIDADE

Seminário debateu a reforma da previdência em Russas

31/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Aconteceu na noite desta quinta-feira(30) no auditório Lino Gonçalves na Unecim em Russas, o seminário sobre a reforma de previdência, organizado pela Paroquia de Nossa Senhora do Rosário, Sindicatos dos Rurais, servidores públicos municipais e federais e Unidade Educacional Coração Imaculado de Maria(UNECIM).

O evento teve palestras para debater o tema, proferidas por Roberto Luque, (Sintsef), Enedina Soares(FETAMCE) e pelo advogado Crescêncio Pereira.

Foi a oportunidade da sociedade saber mais  como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287, de reforma da Previdência, pretendida pelo governo Michel Temer, vai interferir no bolso e na rotina de cada um, como por exemplo saber exatamente quanto tempo mais precisariam trabalhar e o quanto receberiam caso a proposta seja aprovada no Congresso Nacional.

Hoje não há idade mínima para a aposentadoria por tempo de contribuição. São necessários 35 anos de recolhimento para homens e 30 para mulheres. Já para se aposentar por idade, hoje é necessário ter pelo menos 15 anos de recolhimento e 65 anos de idade para os homens e 60 para as mulheres.

Com a reforma da Previdência quem quiser se aposentar precisará ter pelo menos 65 anos, tanto para homens quanto para mulheres e 25 anos de recolhimento, porém, para receber 100% no benefício serão necessários, na prática, 49 anos de recolhimento. 

O governo federal justifica a mudança dizendo que a Previdência é deficitária e que a reforma seria necessária para equilibrar as contas. Porém, movimentos sociais e sindicatos denunciam que Temer não leva em conta toda receita arrecadada pela Previdência para fazer o cálculo: o governo contabiliza apenas a contribuição previdenciária, que no ano passado ficou em R$ 352,6 bilhões e os benefícios pagos, que somaram R$ 436 bilhões, apontando para um suposto déficit, segundo dados da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip).



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados