NOTÍCIAS / CEARÁ

71% das crianças sentem-se seguras apesar da violência

Diário do Nordeste

29/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Para os pesquisadores que acompanharam a pesquisa, as crianças que dizem se sentir seguras vivem em cenários de violência e acabam naturalizando essa situação em que estão inseridas ( Foto: Agência Di
Para os pesquisadores que acompanharam a pesquisa, as crianças que dizem se sentir seguras vivem em cenários de violência e acabam naturalizando essa situação em que estão inseridas ( Foto: Agência Di

Qual a percepção de crianças e adolescentes sobre as situações de violência que os rodeiam? Sentem-se seguros? Identificam os riscos? Foi partindo de indagações como estas que a ONG Visão Mundial, que atua no Brasil desde 1975, em 10 estados, realizou um levantamento, entre setembro de 2015 e março de 2016, sobre "o que pensa a população infanto-juvenil em relação à violência?". Em Fortaleza, 125 crianças e adolescentes foram entrevistados. Destes, 71% garantiram sentir-se seguros, embora sejam moradores de áreas periféricas historicamente permeadas pela violência.

O mapeamento realizado em 12 cidades brasileiras - Recife, Maceió, Salvador, Canapi (AL), Catolé do Rocha (PB), Dix-sept Rosado (RN), Inhapi (AL), Nova Iguaçu (RJ), Itinga (MG), Mossoró (RN) e Manacapuru (AM) - entrevistou no total 1.404 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos.

Os resultados foram divulgados, ontem, em uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Ceará, que foi coordenada pelo deputado estadual Renato Roseno, membro da Comissão da Infância e Adolescência.

Na capital cearense, dos 125 entrevistados, 64 são do sexo masculino e 61 do feminino. Do total, 21% apontaram "uma média percepção de segurança". Fortaleza não registrou casos de alta percepção de insegurança. Apenas Salvador e Nova Iguaçu contabilizaram tal índice.

Coleta de dados

Segundo a assessora de proteção infantil da ONG Visão Mundial, Karina Lira, as crianças entrevistadas na Capital residem no Bom Jardim e São Miguel. Os dados foram coletados em escolas e associações destas áreas.

Para executar o levantamento, a ONG utilizou uma ferramenta chamada Índice de Segurança da Criança (ISC), que é um aplicativo de pesquisa desenvolvido em 2013 pelo Instituto Igarapé (instituição sem fins lucrativos, com sede no Rio de Janeiro). A ferramenta, conforme a ONG, tem um conjunto de indicadores para identificar os impactos psicológicos, emocionais e físicos da insegurança sobre as crianças. A violência nesse caso pode ser interna (intrafamiliar) ou externa e vai de aplicação de castigos físicos a assédio e violação do corpo.

Na análise, segundo a ONG Visão Mundial, crianças responderam cerca de 30 frases afirmativas e podiam concordar ou discordar em uma escala que vai de 1 a 3, gerando um resultado individual para o ISC.

Dentre as constatações divulgadas pela ONG estão: a avaliação que as crianças pesquisados "não percebem um alto nível de insegurança, apontando para uma normatização da violência vivenciada" e "a casa é o ambiente onde este público se sente mais seguro". No levantamento, cerca de 40% dos entrevistados disseram não se sentirem seguros na comunidade em que residem ou escolas onde estudam.

"Quando olhamos o cenário geral e também o de Fortaleza, temos respostas que levam a sensação de segurança. Porém, identificamos que as crianças que dizem se sentir seguras, vivem em cenários de violência e acabam naturalizando essa situação. É uma máxima de 'apesar de sofrer, estamos seguros' e não é essa a segurança que deve existir", explica Karina Lira. Para ela, um dos grandes diferenciais do trabalho é gerar dados (diante da escassez de informações) que podem ajudar na formulação de ações protetivas e de prevenção.

Ampliação

Na audiência pública, o deputado Renato Roseno sugeriu ampliação do levantamento e mencionou a possibilidade da realização de uma nova pesquisa contemplando diversos municípios do Ceará. A Comissão da Infância e Adolescência da Assembleia poderá avaliar a possível parceria com a ONG para executar esta nova ação.

A assistente social da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Setra), Érica Araújo, representou a Pasta no evento e garantiu que este mapeamento ajudará a "nortear" a percepção da Prefeitura de Fortaleza no enfrentamento às situações de violência que chegam diariamente aos 27 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e aos seis Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Capital.

Pesquisa

125 

crianças e adolescentes foram entrevistadas. Na Capital cearense, dos 125 ouvidos na pesquisa, 64 são do sexo masculino e 61 do feminino

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados