NOTÍCIAS / ESPORTES

Seleção pode receber punição pesada por homofobia

Diário do Nordeste

29/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Jogo da seleção na Arena Corinthians teve público de mais de 44 mil pessoas ( Foto: CBF )
Jogo da seleção na Arena Corinthians teve público de mais de 44 mil pessoas ( Foto: CBF )

Brasil pode jogar sem torcida nos dois últimos compromissos pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

O mau comportamento de torcedores no duelo entre Brasil e Paraguai, na noite dessa terça-feira (28), pelas Eliminatórias Sul-Americanas, pode causar punição pesada para a Seleção. A Fifa vem aplicando sanções às confederações por causa de manifestações discriminatórias ou antidesportivas de torcedores nos estádios. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já havia sido advertida com multa de 20 mil francos suíços (R$ 71,7 mil) por gritos homofóbicos da torcida no confronto contra os colombianos, na Arena da Amazônia, em Manaus, em seis de setembro do ano passado.

O goleiro paraguaio, Anthony Silva, foi perseguido pelos torcedores brasileiros durante toda a partida e toda vez que iria cobrar o tiro de meta, os mesmos gritavam: "Bicha". O locutor oficial da Arena do Corinthians,  deu uma bronca no público, pedindo respeito: "Alô torcida brasileira, vamos apoiar o Brasil e não insultar os adversários". No entanto, não adiantou e, segundos depois, voltaram a repetir o grito homofóbico. 

Os gritos de "Bicha" nas praças esportivas do País são recorrentes. Esse legado da Copa do Mundo do Brasil não é admitido pela entidade máxima do futebol. As punições fazem parte da política da Fifa de tentar banir dos estádios qualquer manifestação de discriminação e que vá contra o esporte. A instituição desenvolveu um sistema para vigiar o comportamento dos torcedores nas partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 - observadores são designados a acompanhar cada partida e informar sobre casos de preconceito.

Um exemplo de punição pesada aconteceu com a seleção do Chile. A torcida "La Roja" é considerada pela própria imprensa local como a mais homofóbica do mundo”. Os torcedores ficarão de fora dos jogos oficiais contra o Paraguai e Equador, que estão previstos para agosto e outubro de 2017, respectivamente, no Estádio Nacional de Santiago. Isso se torna prejudicial, principalmente, pelo fato dos chilenos estarem brigando por vaga no Mundial, e ainda terem de jogar com adversários diretos na classificação.

A Seleção brasileira ainda tem mais duas partidas em casa, contra Equador e Chile, respectivamente. 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados