NOTÍCIAS / BRASIL

Defesa Civil advertiu circo sobre falhas na montagem da estrutura

Metrópoles

28/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Hipótese de que tempestade fez a tenda desabar é questionada. Lona deveria ser capaz de suportar ventos de até 120km/h. Um jovem morreu.

A hipótese defendida pelos donos do Circo Khronos de que ventos fortes teriam sido a causa do acidente que levou à morte um adolescente de 17 anos, no fim da tarde de segunda-feira (27/3), é negada pela Defesa Civil. Se a estrutura estivesse montada corretamente, seguindo o padrão de segurança, seria capaz de suportar ventos de até 120km/h.

Em duas vistorias técnicas, na semana passada e na segunda pela manhã, a Defesa Civil identificou uma série de falhas na parte elétrica e na montagem da estrutura, composta por torres, colunas e vigas de sustentação. O circo está instalado no estacionamento do Shopping Boulevard, na Asa Norte.

“A lona, mesmo sendo a parte mais frágil, é capaz de suportar ventos muito fortes. Mas, como a estrutura estava fixada de forma incorreta, ela fez um efeito de vela: o vento entrou e a levantou”, explicou o coronel Sérgio Bezerra, coordenador da Defesa Civil.

Segundo a avaliação técnica, o circo só usava dois pinos de fixação no solo por coluna — quando o exigido são seis — e não tinha aterrado nem a estrutura elétrica nem o gerador de energia, que também não estava isolado corretamente. O relatório apontando todos os erros ficará pronto na próxima semana.

O funcionário de limpeza Weyne Bispo da Costa foi atingido pela estrutura de ferro que sustentava a lona. O jovem teve uma parada cardiorrespiratória, chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros por 40 minutos, mas não resistiu aos ferimentos. Outras duas pessoas estavam sob a lona, mas não precisaram ser hospitalizadas.

Devido às falhas identificada pela Defesa Civil, o circo não recebeu alvará de funcionamento. A única liberação foi entregue pelo Corpo de Bombeiros, que verificou a presença de saídas de emergência e extintores, além de sinalização dos equipamentos de segurança.

“Não era para o circo ter funcionado. Nos falamos ontem de manhã, mas eles trouxeram crianças para cá de forma ilegal”, denuncia Bezerra. O espaço recebeu a visita de alunos de uma escola particular. Eles assistiram ao espetáculo Adoletá e as crianças deixaram o espaço uma hora antes de a lona desabar.

Se for comprovada a visita dos estudantes, o circo corre risco de ter o contrato com o shopping rescindido e de responder medidas judiciais.

O outro lado

A versão contada pelo diretor do circo, Luciano Rangel, é diferente. Ele explicou que o local foi escolhido para fazer a temporada abril/maio e toda a documentação estava em dia. “A Defesa Civil pediu apenas duas correções elétricas mínimas que já estavam sendo providenciadas”. De acordo com ele, a estrutura não havia sido condenada.

“Agora, aguardamos os laudos para saber o que ocorreu. O jovem que faleceu estava trabalhando há três dias como diarista em serviços gerais e estamos procurando familiares para prestar todo o apoio necessário”, completou.

Perícia

A 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte) investiga o caso. Na manhã desta terça (28), equipes da PCDF iniciaram a perícia na área externa do circo. Os trabalhos só devem ser concluídos na quarta (29) por questão de segurança. A parte da estrutura de ferro que desabou terá que ser erguida por um guindaste para que os peritos possam atuar.

Inicialmente, toda a estrutura de trailers, arquibancada e lona terá que ser desmontada para que o guindaste possa se aproximar.

Shopping

Em nota, a administração do Boulevard Shopping esclarece que o espaço foi alugado para a realização de eventos e que exige das produtoras a documentação obrigatória emitida pelos órgãos competentes do governo local.

“Apesar de não estar sob responsabilidade do centro comercial, a administração informa que todas as vítimas do lamentável incidente foram prontamente atendidas pela estrutura de emergência disponibilizada pelo shopping.”

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados