NOTÍCIAS / POLÍTICA

Cearenses pagam percentual maior

Diário do Nordeste

28/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Para Roberto Mesquita, o Governo Federal fugiu da situação para evitar que se desgastasse só ( Foto: José Leomar )
Para Roberto Mesquita, o Governo Federal fugiu da situação para evitar que se desgastasse só ( Foto: José Leomar )

Deputados estaduais cearenses são contra retirar do projeto nacional de Reforma da Previdência os servidores públicos estaduais e municipais, para que as respectivas Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais promovam as suas próprias reformas previdenciárias.

Para a deputada Rachel Marques (PT), ao repassar a responsabilidade para estados e municípios, o Governo tenta amenizar a gravidade do retrocesso que pretende criar. "É uma proposta que atinge em cheio principalmente aos mais pobres. Deixar a responsabilidade para os governadores e prefeitos não ameniza em nada a gravidade da proposta que afeta as mulheres, deficientes físicos, idosos e trabalhadores rurais", aponta.

Para Walter Cavalcante (PP), a Reforma da Previdência deve ser única e não ter a sua responsabilidade fracionada. "A espinha dorsal precisa vir de cima, onde detém todas as leis e as coisas acontecem de fato. Mas o Governo, para ficar simpático com o servidor público dos estados e municípios, faz a reforma para os demais trabalhadores e manda que os municípios e estados façam, caso queiram, privilegiando esse pessoal, mas vai contra o corpo dorsal, a maior das previdências, que envolve a rural e grandes negociações sindicais", conta.

Ferreira Aragão (PDT) vê a estratégia como arrependimento pela "loucura que seria feita", porém mantendo-se no erro. "As aposentadorias especiais estão profundamente ameaçadas. Os policiais civis ameaçados, a mulher será a grande perdedora, embora o trabalhador em geral será fortemente impactado".

O deputado Roberto Mesquita (PSD) diz que o Governo Federal fugiu da situação, na tentativa de evitar que se desgastasse ainda mais e sozinho. "Mas temos que ser honestos e reconhecer que muitos dos governadores e até prefeitos estavam criticando a reforma, porém torcendo para que ela acontecesse, de modo que houvesse o desgaste apenas para Michel Temer (PMDB)", relatou.

Mudanças

Ainda não há indícios de que o Estado do Ceará acate e faça as mudanças impostas pelo Governo Federal. Dentro de dois anos, já foram pelo menos duas as alterações. Em 2015, o Governo do Estado encaminhou para a Assembleia Projeto de Lei Complementar acompanhado de uma Proposta de Emenda Constitucional que, conforme justificou, adequava o regime previdenciário dos servidores públicos e militares estaduais, conforme a disciplina prevista para o âmbito federal.

Outra mudança se deu em dezembro passado quando foi aprovado o aumento da contribuição dos servidores estaduais de 11% para 14%, de forma escalonada, onde, a partir deste ano, fica em 12%, chega aos 13% em 2018, até que, em 2019, atingirá os 14%. Para o Governo, a medida evitaria um futuro "colapso nas contas da Previdência", bem como "o comprometimento futuro da concessão de benefícios".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados