NOTÍCIAS / CEARÁ

Novas regras diminuem o número de cesáreas

Diário do Nordeste

23/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Apesar da diminuição no Estado, a média de 57,48% em 2016, ainda está acima da média nacional , segundo a Secretaria de Saúde ( Foto: Astaffolani/Wikimedia Common )
Apesar da diminuição no Estado, a média de 57,48% em 2016, ainda está acima da média nacional , segundo a Secretaria de Saúde ( Foto: Astaffolani/Wikimedia Common )

No Ceará, em 2015, foram registrados 75.236 cesáreas, e em 2016 o número diminuiu para 72.380.

Pela primeira vez após 7 anos, o número de partos cesarianos na rede pública e privada não cresceu no país, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde (MS). De acordo com o estudo, a curva ascendente de cesáreas caiu 1,5 pontos percentuais em 2015. Dos 3 milhões de partos realizados no Brasil, 55,5% foram cesáreos e 44,5%, partos normais.

Considerando apenas partos no Sistema Único de Saúde (SUS), a situação se inverte e o número de partos normais é maior, sendo 59,8% e 40,2% de cesarianos. Em 2016, a tendência de estabilização se mantém com o mesmo índice de 55,5% (dado preliminar).

Já no Ceará, no ano de 2015 foram registrados 75.236 cesáreas e em 2016 o número diminuiu para 72.380 partos cesarianos. Apesar da diminuição no Estado, a média de 57,48% no ano de 2016, ainda está acima da média nacional, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). "Desde 2011 o Ministério da Saúde, juntamente com as secretarias estaduais e municipais, vem trabalhado para diminuir o número de cesárias, com o lançamento da Rede Cegonha, que construiu Centros de Parto Normal; qualificou maternidades de alto risco; incrementou a presença de enfermeiras obstétricas na cena parto, entre outras melhorias", destaca Silvana Napoleão, supervisora do Núcleo de Saúde da Mulher, Adolescente e Criança.

Orientação

Ela ressalta, ainda, que as novas diretrizes terapêuticas para cesariana implementadas em 2016, trazem novos parâmetros que devem ser seguidos pelos serviços de saúde. "Atualmente, cerca de 87% dos partos no Ceara são realizados na rede pública. A medida visa auxiliar e orientar os profissionais da saúde a diminuir o número de cesarianas desnecessárias, uma vez que o procedimento, quando não indicado corretamente, traz inúmeros riscos, como aumento da probabilidade de surgimento de problemas respiratórios para o recém-nascido e grande risco de morte materna e infantil", diz.

A Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), referência no atendimento de gestantes no Estado, em 2016 realizou 5.163 partos, sendo 55,7% partos normais, o que mostra um novo cenário comparado a outros anos, onde as cesarianas era campeãs entre a gestantes. Além de ter um custo menor do que a cesárea, o parto normal tem uma media de permanência reduzida na maternidade, para no máximo 24h, o que impacta na recuperação da mãe e do bebê. Esse foi um dos motivos para a advogada Thays Cruz optar pelo parto normal.

Ela foi um pouco mais além, ao escolher a sua própria casa para dar à luz a sua pequena Cecilia Cruz, há quase dois anos. "Eu estava programada para fazer cesárea, mas com a gestação descobri uma visão diferente do parto normal. Consultei um novo obstetra e me preparei mental e fisicamente para a tarefa. Confiei no meu corpo e deu tudo certo. Tive uma equipe incrível de doula, obstetra e enfermeiros que ajudaram para que esse dia fosse inesquecível", salienta.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados