NOTÍCIAS / CEARÁ

As crianças como protetoras das águas

O Povo

22/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
A Lagoa dos Tapeba é espaço sagrado e de aprendizado para as crianças indígenas
A Lagoa dos Tapeba é espaço sagrado e de aprendizado para as crianças indígenas

No Dia Mundial da Água, crianças e educadores mostram que é possível ter uma convivência harmônica com a natureza.

Depois do caminho feito de pé no chão, a Lagoa dos Tapeba aguarda a algazarra dos meninos. Eles sabem que adentram território sagrado para o povo indígena. E lembram, enquanto brincam, de uma série de cuidados que precisam ter por ali. “Não pode deixar lixo porque a água não pode ficar suja”, exemplifica Dionísio, de 8 anos. As lições também valem para a água da casa. Coletando em um tanque o que a chuva traz, a família de Dionísio toma por hábito o combate ao desperdício, sem gastar muito nos banhos ou na hora de lavar a louça. 
São duas cisternas na casa do Luiz, 9. Nos períodos sem chuva, ele sabe que a água pode faltar. Por isso, a solução é tirar pouca água ou ir buscar na lagoa conhecida como “pedreira de beber”, onde tem água limpa. E como acrescenta a pequena Maíra, de 6 anos, a água fica “podre” quando há animais por perto para fazer xixi. Mas gente precisa ter o mesmo cuidado: ali não é lugar de cuspir ou de usar como banheiro. Orientações que chegaram aos meninos por intermédio dos adultos e da educação da escola indígena. 

Formar a criança para ser cuidadora da natureza é mais uma forma de afirmar as tradições e o modo de vida dos índios, defende Margarida Tapeba, professora e presidente da Associação dos Professores Indígenas Tapeba (Aproint). A preservação dos recursos naturais está dentre os valores transmitidos na escola como chave para uma convivência harmônica na terra. “São costumes diferentes do que a sociedade vê. Transmitimos para ajudar a cuidar do planeta e para termos futuros líderes ou professores que continuem esta mensagem”, relata Margarida.


Educação

A preservação e o uso sustentável das águas não deve se restringir às comunidades indígenas. O cuidado com o meio ambiente é temática forte nos ambientes educacionais em geral. No entanto, há poucos que compreendem e revertem os ensinamentos em práticas, observa Patrícia Pereira, consultora pedagógica e escritora da literatura infantil. “É um conteúdo que precisa de novas abordagens. Ir além do livro e da sala de aula, que são importantes também. Mas precisamos ir até os rios, mangues, levar as crianças para que elas vejam de perto”, argumenta. 

O investimento é nas crianças como sementes de novas relações com a natureza no futuro. Para que ela seja respeitada como irmã, não submetida aos abusos do homem, ensina Patrícia. “Precisamos entender que estamos interligados. Se poluirmos e sujarmos as nossas águas, não iremos sobreviver”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados