NOTÍCIAS / POLÍTICA

Em homenagem à Dandara, projeto estabelece 15/02 como Dia de Enfrentamento à Transfobia

Diário do Nordeste

22/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Larissa Gaspar (PP) é a autora do Projeto de Lei. ( FOTO: Divulgação )
Larissa Gaspar (PP) é a autora do Projeto de Lei. ( FOTO: Divulgação )

Larissa Gaspar acredita que firmar a data reforçará a prevenção e o combate à violência de gênero em Fortaleza.

O Projeto de Lei 85/2017 proposto pela vereadora Larissa Gaspar (PP) sugere o estabelecimento do dia 15 de fevereiro como o “Dia Municipal de Enfrentamento à Transfobia” em Fortaleza.

A proposta tem por incentivo as agressões sofridas por transexuais e, principalmente, a morte da travesti Dandara dos Santos no dia 15 de fevereiro deste ano, no bairro Bom Jardim.

De acordo com o Projeto de Lei, a Prefeitura de Fortaleza será responsável por promover ações a fim de divulgar a data e de incentivar o combate à transfobia, assim como às demais formas de discriminação relacionadas à orientação sexual, identidade ou expressões de gênero. Larissa lembra ainda que, além da morte de Dandara dos Santos, de 42 anos, a travesti Hérila Izidoro, de 24 anos, foi espancada no dia 12 de fevereiro e ainda encontra-se internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Instituto Dr. José Frota, no Centro.

Justificativa

Em sua justificativa, a vereadora Larissa Gaspar defende que o município de Fortaleza “ainda é marcado por espantosos casos de violência decorrentes de orientação sexual e de identidade de gênero, que tem na transfobia uma de suas mais severas expressões. Como guardiões (ãs) da legislação, aos (às) parlamentares cabe o compromisso com uma sociedade livre de estigmas e de discriminação, onde todos e todas, conforme reza a Constituição Federal de 1988, usufruam dos mesmos direitos e oportunidades”, defende a vereadora.

A parlamentar acredita que firmar o dia 15 de fevereiro como data municipal de enfrentamento à transfobia vai além da homenagem à Dandara e os demais transexuais e travestis de Fortaleza. “É, ainda, um modo de evidenciar que o município de Fortaleza não tolera, sob hipótese alguma, crime algum. muito menos crimes motivados pela orientação sexual ou pela identidade de gênero de seus cidadãos e de suas cidadãs”, conclui.

O Projeto de Lei 85/2017 encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa da Câmara dos Vereadores aguardando o presidente da comissão de constituição designar relator.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados