NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

PIB de 2018 pode crescer mais de 3%

Diário do Nordeste

22/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O ministro da Fazenda reforçou que, se for necessário, o governo elevará os impostos ( Foto: Agência Brasil )
O ministro da Fazenda reforçou que, se for necessário, o governo elevará os impostos ( Foto: Agência Brasil )

Brasília. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem (21) que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 2,7% no último trimestre de 2017 e que o avanço da economia brasileira no ano que vem superará 3%. A previsão anterior para o crescimento do último trimestre deste ano na comparação com igual período de 2016 era de 2,4%.

A previsão oficial da equipe econômica para o crescimento em 2017 é de 1%, mas a expectativa é que esse número seja revisado para baixo hoje (22), quando o Ministério do Planejamento divulga o seu relatório de receitas e despesas. "A Secretaria de Política Econômica ainda está fazendo cálculos", afirmou Meirelles. "As projeções do mercado estão mudando muito, para baixo mas também para cima", acrescentou o ministro.

Cortes

Sobre o contingenciamento de despesas da União, que também será anunciado hoje, o ministro declarou que o total a ser bloqueado será decidido até esta quarta-feira. "Evidentemente que é na arrecadação que estamos trabalhando nestes últimos dias. Estamos finalizando os cálculos para ver quanto vamos arrecadar no leilão de petróleo e gás e quais as melhores estimadas para a repatriação", disse.

Meirelles declarou também que a equipe econômica estuda a correlação entre crescimento do PIB e da arrecadação.

Ontem o líder do governo no Senado, Romero Jucá, disse que o governo vai contingenciar R$ 30 bilhões e R$ 35 bilhões. Segundo Jucá, a diferença será compensada com reajuste em contribuições e aumento do valor arrecadado com concessões.

Aumento de imposto

Conforme o ministro Henrique Meirelles, a possibilidade de aumento de impostos ainda está sendo debatida pelo governo. Ele reafirmou que, se necessário, essa medida será tomada.

"Nosso compromisso é cumprir a meta de resultado primário. Um déficit ainda alto, mas menor do que ano passado. Vamos analisar aquilo que é concreto", disse.

Reformas

O ministro procurou passar a mensagem de que o trabalho da equipe econômica envolve uma "amplitude" de reformas que não incluem apenas a macroeconomia, políticas fiscais e monetárias, mas também mudanças relacionadas ao crédito, à desburocratização e à racionalização de serviços.

Meirelles voltou a prometer a redução do tempo que as empresas demoram para pagar impostos, a unificação de tributos sociais e maior agilidade na criação de novos negócios.

Segundo ele, se o governo diminuir a sua participação no PIB para poder se concentrar em mais investimentos, a média da taxa de crescimento dos próximos anos pode aumentar cerca de 0,7% a cada 12 meses.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados