NOTÍCIAS / CEARÁ

Reforma da Previdência é alvo de protestos

Diário do Nordeste

16/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Segundo os organizadores, cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto. Os manifestantes seguiram em caminhada pelo Centro gritando palavras de ordem também contra as reformas trabalhistas e do En
Segundo os organizadores, cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto. Os manifestantes seguiram em caminhada pelo Centro gritando palavras de ordem também contra as reformas trabalhistas e do En

O ato unificado reuniu categorias de diferentes centrais sindicais e movimentos sociais no Centro de Fortaleza.

O ato intitulado 'Dia Nacional de Lutas', parte do protesto de profissionais de diversas categorias contra a reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal, movimentou o Centro de Fortaleza na manhã de ontem, com concentração na Praça Clóvis Beviláqua (Praça da Bandeira) e caminhada pelas principais ruas do bairro. Vias foram bloqueadas para a passagem dos manifestantes, diversos estabelecimentos comerciais baixaram as portas e veículos do transporte público foram depredados.

Por volta das 8h, pelo menos 30 ônibus municipais da Capital e intermunicipais de Caucaia, Maracanaú e Maranguape tiveram pneus furados e retrovisores quebrados ao longo da Avenida Imperador, próximo à Avenida Domingos Olímpio, por manifestantes que seguiam a pé para a principal manifestação do Dia Nacional de Luta contra a Reforma da Previdência, realizada na Praça da Bandeira.

"Eu precisava chegar cedo no trabalho, mas não vou conseguir por causa disso. Eles dizem que defendem o trabalhador, mas impedem a gente de trabalhar", lamentou a assistente administrativa Renata Gones, 25. Na Avenida Imperador, somente carros menores e motocicletas conseguiram seguir viagem, não sem antes serem abordados por participantes do movimento. "Acho o protesto importante, mas não podem interferir no direito da gente de ir e vir", reclamou o empresário Augusto Rocha, 38, que ficou preso no trânsito da Avenida.

No local, estavam manifestantes vinculados à Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas), ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro), ao Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes Rodoviários de Passageiros Intermunicipal e Interestadual no Estado do Ceará (Sinteti) e ao Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Gráficas do Ceará (Sintigrace). Uma equipe motorizada da Polícia Militar percorreu a via em busca das pessoas que furaram os pneus.

Caminhada

O ato unificado reuniu categorias de diferentes centrais sindicais, entidades e movimentos, como Frente Brasil Popular Ceará, Frente Povo sem Medo, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Intersindical. Segundo a organização geral do evento, cerca de 20 mil pessoas participaram do protesto.

Os manifestantes seguiram em caminhada pelo Centro gritando palavras de ordem também contra as reformas trabalhistas e do Ensino Médio. Ao longo do trajeto, as vias do Centro foram bloqueadas para a passagem dos carros de som e dos manifestantes; muitos estabelecimentos comerciais baixaram as portas para "impedir saques", como relataram alguns funcionários. O ato foi encerrado por volta das 11h30, em frente à agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da Rua Pedro Pereira. Sobre o prédio da entidade, foram estendidas duas faixas com as frases: "Temer sai, Previdência fica".

"Os trabalhadores estão na rua dando um recado muito claro: essa reforma da Previdência é um desmonte das leis trabalhistas trazendo um prejuízo sem tamanho", destacou o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra. Para ele, os projetos precisam ser debatidos com a sociedade e não serem arbitrariedades de um Governo "que não foi eleito nas urnas". Segundo Bezerra, novos atos devem ser organizadas para pressionar os parlamentares do Congresso Nacional e evitar a aprovação da reforma.

Ainda como parte do ato, haverá debate com especialistas sobre a reforma da Previdência, às 17h, no auditório do IFCE Campus Fortaleza (Av. 13 de Maio, 2081, Benfica), atividade aberta a todos os interessados.

O encontro reuniu dois dos maiores especialistas no tema em todo o País: a economista e professora Rosa Maria Marques, titular da PUC-SP e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Economia Política, e o economista e vice-presidente do Sindifisco Nacional DS/Ceará Marcelo Lettieri.

A reunião foi transmitida ao vivo pela rede social Facebook. O Sindsif-CE afirma que vem alertando a categoria, inclusive em rodada de reuniões nos diversos campi da Instituição, quanto aos enormes riscos da reforma da Previdência e à necessidade de ampla mobilização e luta para derrotar a proposta no Congresso Nacional.

(Colaborou Nícolas Paulino)

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados