NOTÍCIAS / POLÍTICA

Protestos nos plenários da AL e Câmara Municipal

Diário do Nordeste

16/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
A deputada Mirian Sobreira relatou sua participação em movimentação de vereadores do Interior do Estado contra a proposta de Reforma ( Foto: Helene Santos )
A deputada Mirian Sobreira relatou sua participação em movimentação de vereadores do Interior do Estado contra a proposta de Reforma ( Foto: Helene Santos )

Os vereadores de Fortaleza aprovaram uma moção de repúdio, e na Assembleia foram vários os discursos.

A reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal foi amplamente criticada na Assembleia Legislativa e na Câmara Municipal de Fortaleza, onde, inclusive, foi aprovada uma moção de repúdio, proposta pelo vereador Iraguassú Filho (PDT), sob o argumento de que o projeto governista gera um profundo prejuízo aos beneficiários do sistema previdenciário nacional.

Segundo ainda o vereador, "é inaceitável e temerário que a reforma seja encampada pelo Governo, apenas sob o único enfoque da crise econômica, sem as discussões necessárias acerca dos aspectos jurídicos e sociais com toda a sociedade".

No Legislativo estadual, a deputada Mirian Sobreira (PDT) relatou que esteve ausente da Casa, na última semana, porque acompanhou manifestações ocorridas nas câmaras dos municípios da Região Centro Sul. "Elas se organizaram para conscientizar a população do que é essa proposta. Técnicos foram contratados e estão levando as informações", relatou.

"Também estão preparando um documento a ser encaminhado a todos os deputados federais do Ceará, mostrando que a posição da população cearense é totalmente contra a PEC", colocou. "Nossos deputados e senadores vão ter que mostrar a cara. Ou estão do lado do povo ou a favor da PEC".

Mirian rebateu a justificativa de que em 2016 tenha sido constatado déficit de R$ 149 bilhões, como divulgado, em comparação com o ano de 2015. Ela afirmou que a Associação Nacional de Auditores da Receita Federal nega a existência desse débito. "De 2005 a 2015 houve superávit de R$ 658 bilhões e agora, repentinamente, a Previdência aparece com déficit", estranhou. "Nos preocupa, porque o dinheiro não está sendo utilizado só para a Previdência. A DRU, que retira recursos da Previdência, até 2016 usava 20%, e em novembro passou para 30%?".

Estarrecida

Outro parlamentar que se posicionou contra foi Carlos Felipe (PCdoB). Ele ressaltou que no dia de ontem o País vivia uma verdadeira efervescência de repúdio às reformas, apontando que, se não fossem a retirada de recursos através da DRU e as dívidas de grandes empresas, o saldo não seria deficitário.

Segundo Felipe, o Governo Federal está equivocado quando utiliza da perspectiva de vida dos brasileiros. "A média da população do Norte e Nordeste não é 65 anos. Vai acontecer que as pessoas vão contribuir e não terão o direito de se aposentar".

O pronunciamento foi aparteado pelo deputado Danniel Oliveira (PMDB). Ele afirmou que o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB), estava naquele momento (ontem pela manhã) reunido com o presidente Michel Temer (PMDB), tendo como pauta a reforma.

"O senador já avançou bastante para que não haja mudanças na Previdência dos trabalhadores rurais. Acredito que, pela liderança que ele tem, vai conseguir barrar esse ponto, o que já seria um avanço significativo". Ele se declarou contrário à proposta, assim como a correligionária Silvana Oliveira.

Manoel Santana (PT) relatou que naquele exato momento milhões de trabalhadores se manifestavam em todo o País. "Estão nas ruas contra essa reforma que é na verdade um golpe, um impedimento contra a Previdência dos trabalhadores que jamais atingirão as condições impostas pelo presidente golpista".

O petista apontou que adotar a idade mínima de 65 anos significa o fim das diferenças entre trabalhadores, sejam homens ou mulheres. "O presidente quer reduzir o número de pessoas que vão se aposentar e o valor das aposentadorias. Quer dificultar o acesso à aposentadoria quando a partir do momento em que você chega aos 65 anos será feita uma conta que, para ter a aposentadoria integral, precisará ter 49 anos de contribuição. Ou seja, tem que começar a contribuir com 16 anos e não ficar um ano sequer desempregado".

Sua correligionária Rachel Marques apontou que somente em Fortaleza mais de 20 mil pessoas estavam nas ruas durante a manhã de quarta-feira. "Essa é a reforma do retrocesso de todas as conquistas alcançadas durante os governos de Lula e Dilma. Por isso as pessoas vão às ruas mostrar a sua indignação contra essa proposta de Michel Temer".

Ely Aguiar (PSDC) disse que a cada dia que passa a população brasileira fica mais estarrecida, preocupada e decepcionada com "uma certa" quantidade de políticos que em nada contribuem para a população e com a moralidade política do País.

"Hoje, a população se mobiliza contra a reforma da Previdência e já manifesto a minha posição contrária a essas mudanças porque não houve consulta popular", declarou, defendendo que sejam mantidas as aposentadorias especiais como a que hoje têm direito os policiais. "São pessoas que expõem a vida em defesa do bem-estar e da segurança de todos", apontou.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados