NOTÍCIAS / CEARÁ

ICC decide voltar a atender novos pacientes do SUS em Fortaleza

G1

14/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
ICC está sem repassses da Prefeitura (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
ICC está sem repassses da Prefeitura (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) decidiu nesta segunda-feira (13) retornar o atendimento a novos pacientes do sistema unico de saude (SUS) na unidade. Segundo o superintendente geral do ICC, Pedro Meneleu, o instituto não aceitou a proposta apresentada pela prefeitura nesta segunda, porém, retomarão provisoriamente o atendimento para que a Secretaria Municipal de Saúde apresente nova proposta.

O atendimento a novos pacientes está suspenso desde 22 de fevereiro de 2017, por falta de repasses de recursos da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Em resposta ao Ofício da DPU, o ICC informou que o montante vencido, até dezembro de 2016, referente ao pagamento pelos serviços oncológicos realizados aos pacientes do SUS, era de pouco mais de R$ 28 milhões.

A Defensoria Pública da União (DPU) no Ceará ajuizou na quinta-feira (9), uma Ação Civil Pública com pedido liminar contra a União Federal, o Estado do Ceará, o município de Fortaleza e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). O objetivo é para garantir o retorno do atendimento a novos pacientes do SUS e impedir a paralisação integral do atendimento dos pacientes da rede pública no Instituto.

Conforme dados colhidos em vistoria realizada, em 2016, pela Defensoria Pública da União no Hospital, o Instituto atende anualmente cerca de cinco mil novos casos de câncer em média, sendo que, ao final de 2016, este número saltou para 8 mil casos em decorrência da falta de recursos e de infraestrutura dos centros no interior do estado, gerando uma sobrecarga para o Instituto. Atualmente, 56% dos pacientes do ICC são provenientes de outros municípios do estado do Ceará que não de Fortaleza.

Com a paralisação, quase 400 pacientes estão sem acesso ao tratamento, uma vez que o Instituto do Câncer do Ceará atendia cerca de 40 novos pacientes por dia pela rede pública (30 encaminhados pelo Município e 10 pelo Estado), o que representa um claro descumprimento ao que determina a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

Segundo ao DPU, se a situação continuar, resultará numa média de 600 a 900 novas vagas/mês para atendimento inicial de pacientes subtraídas do Sistema Único de Saúde em razão da suspensão dos novos atendimentos. O colapso do atendimento oncológico no estado será ainda maior, caso o inadimplento provoque a interrupção também do tratamento de pacientes já acompanhados pelo Hospital,  sobrecarregando o restante da rede de atenção ao câncer do Estado, já deficitária.

MPF
Em 2 de março, o Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE) já havia recomendado à Secretaria Municipal de Saúde de Fortalezax (SMS) que efetuase o repasse de verbas devidas ao ICC. O Instituto do Câncer afirma realizar cerca de 15 mil atendimentos mensais a pacientes do SUS na capital cearense. O não cumprimento da recomendação pode acarretar a adoção de medidadas judiciais  - pelo MPF- para a resolução do problema.

Em fevereiro de 2017, o ICC suspendeu os atendimentos de pacientes pelo SUS, justificando que o pagamento de recursos ao hospital não ocorria desde setembro de 2016. De acordo com informações não oficiais, o valor da dívida da prefeitura para com o ICC pode chegar a R$ 27 milhões.

O ICC é o único hospital do estado do Ceará que realiza o tratamento do câncer de forma integralizada, ofertando aos pacientes todos os serviços de terapia contra a doença, sendo destacados os procedimentos contra os cânceres de mama, próstata e colo uterino.

Prefeitura de Fortaleza
Em nota, a Prefeitura de Fortaleza afirma que os recursos para os repasses aos prestadores de serviços na área da saúde, dentre eles, o ICC estão assegurados no caixa do Fundo Municipal de Saúde e ainda não foram feitos em razão da ausência de contratos atualizados entre o município e essas instituições.

A Prefeitura diz, ainda, que quer encontrar uma solução de conciliação para que os repasses sejam feitos, sem que haja prejuízos legais aos gestores da saúde de Fortaleza, e até que os novos contratos sejam assinados.

A procuradora da República Nilce Cunha, autora da recomendação, argumenta que o atraso no repasse de verbas do SUS ao ICC e a vários outros órgãos “produz um excessivo agravo nos serviços de saúde que devem ser prestados à comunidade sem solução de continuidade, sob pena de gerar graves e irreversíveis prejuízos”.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados