NOTÍCIAS / CEARÁ

Governo lança edital para estudo de usina de dessalinização da água do mar

O Povo

13/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

A ideia é que a usina, que deverá ser projetada com capacidade de 1m3/s, o equivalente a 12% do consumo em Fortaleza, seja usada para ajudar no abastecimento de água na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O Governo do Ceará lançou nesta segunda-feira, 13, o edital para elaboração de um estudo para construção de uma planta de dessalinização de água marinha. A ideia é que a usina, que terá capacidade de 1m³/s, o equivalente a 12% do consumo em Fortaleza, comece a ser construída a partir do ano que vem e que a partir de 2020 já se torne possível o uso desta água para o consumo humano.

O governador Camilo Santana destacou que a medida faz parte da estratégia do Estado de diversificar a matriz hídrica para melhorar a convivência com a seca. “Não tenho dúvidas de que no médio e longo prazo esta será uma das grandes alternativas de água para estados semiáridos como o Ceará”.

Ele explica que assim como o estudo, a usina também deve ser construída por meio de parceria público-privada (PPP). “A ideia é que esta primeira planta seja modular, ou seja, que seja feita esta primeira unidade e ao longo do tempo possam ser instalados outros módulos, assim como fez Dubai”, afirmou Camilo, ressaltando que a participação do Estado neste negócio seria apenas garantindo a compra da água, assim como fará no projeto de transposição das águas do rio São Francisco.

O presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Neuri Freitas, explicou que é a partir deste estudo, cujo edital deve ser publicado amanhã no Diário Oficial do Estado, que será possível determinar a viabilidade deste tipo de operação, a localização do empreendimento, os custos, os impactos ambientais, estrutura de financiamento e a modelagem operacional do negócio. “A expectativa é de que esta usina possa beneficiar 720 mil pessoas”.

A data limite para apresentação de propostas ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) é o dia 12 de maio de 2015. O prazo para análise da proposta será de 30 dias e a empresa vencedora da licitação terá 150 dias para elaboração do estudo. Depois disso, será realizada nova licitação para definir a empresa que vai executar e administrar o projeto pelos próximos 23 anos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados