NOTÍCIAS / POLÍTICA

As parlamentares comandam a AL

Diário do Nordeste

09/03/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Deputada Augusta Brito iniciou presidindo a sessão ordinária de ontem no Legislativo ( Foto: José Leomar )
Deputada Augusta Brito iniciou presidindo a sessão ordinária de ontem no Legislativo ( Foto: José Leomar )

O Dia Internacional da Mulher foi destacado nos plenários da Assembleia Legislativa e da Câmara Municipal, ontem. No Legislativo estadual houve uma sessão solene para marcar a data. Na Câmara, foram pronunciamentos de vereadores. Apesar dos discursos dos deputados, saudando a mulher, eles não participaram da sessão solene.

Logo na abertura da sessão ordinária, quem se deslocava para o Plenário 13 de Maio era recepcionado por um instrumentista tocando violino. O deputado Carlos Felipe foi o primeiro a destacar o dia.

Ely Aguiar (PSDC) abriu o seu discurso parabenizando a deputada Augusta Brito (PCdoB), que presidia a sessão. Ele aproveitou para comunicar que sua assessoria deu entrada a um Projeto de lei que denomina a praça que fica no entorno do monumento de Nossa Senhora de Fátima, no Crato, de Madre Esmeraldo. "Em vida ela era considerada uma Madre Tereza de Calcutá".

Na sequência, a deputada Rachel Marques (PT) fez seu pronunciamento para ressaltar que o dia de ontem seria, acima de tudo, de luta das mulheres por seus direitos e pela vida. "Uma das principais pautas tratadas na luta das mulheres é a violência cotidiana e brutal que elas sofrem", disse. Segundo a petista, a violência doméstica, o assédio moral e toda forma de discriminação estão sempre presentes no dia a dia das mulheres.

Capitão Wagner (PR) saudou as mulheres. "Logo cedo homenageei a esposa, mãe e filha e estendo agora às deputadas que fazem esta casa e as assessoras que ajudam a fazer nossos mandatos", declarou. Manoel Santana (PT) dedicou todo o tempo de 15 minutos para relatar avanços no meio feminino.

Poucos deputados

Fernanda Pessoa (PR) afirmou que as comemorações do 8 de março estão mundialmente vinculadas às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, por uma vida mais digna e sociedades mais justas e igualitárias. "Essa é uma luta muito antiga que em sua trajetória contou com a força de inúmeras mulheres que, como nós, resistiram ao machismo e à discriminação. Por isso, vamos unir nossos esforços para superarmos as desigualdades".

Chamou atenção a baixa presença de deputados durante as comemorações. Cerca de meia hora depois de iniciar a solenidade, apenas três deputados estavam no Plenário acompanhando as homenagens: Evandro Leitão (PDT), Bruno Pedrosa (PP) e Odilon Aguiar (PMB). Era quase meio-dia quando o quarto parlamentar, Capitão Wagner, adentrou o local, sentando ao lado de Evandro Leitão. Gony Arruda (PSD) também chegou já no curso da solenidade.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados