NOTÍCIAS / POLÍCIA

Em visita a Russas, Sinpol Ceará se depara com situação precária de Delegacia Regional

Guilherme Paiva

23/02/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Na manhã de terça-feira, 21, o Sinpol Ceará realizou uma visita à Delegacia Regional de Russas, localizada na região do Jaguaribe, e encontrou uma situação crítica de manutenção de presos: mulheres e menores de idade, em situações desumanas, dividindo o mesmo espaço nas delegacias com homens. O sindicato já havia feito denúncias a respeito dessa situação há alguns anos, mas nada mudou.  

"A situação é bastante difícil. Encontramos duas mulheres autuadas por tráfico de drogas, sem antecedentes, algemadas em pé nas grades", comenta Francisco Lucas de Oliveira, presidente do Sinpol Ceará. De acordo com ele, a informação é de que a cadeia pública está interditada. "Esse é um dos motivos da visita: falar com o poder judiciário para verificar essa situação ou interditar essa delegacia, uma vez que lugar de preso não é em delegacia", pontua.

Ainda na delegacia, o sindicato encontrou um menor de idade e xadrezes lotados, cada um contendo cinco presos que estão no local há mais de quatro meses. A prática coloca em risco não apenas os profissionais de segurança responsáveis pelo espaço, mas toda a sociedade, uma vez que a situação é suscetível a fugas e resgates de presos. De acordo com Lucas, a situação está presente em todo o interior do estado.  

"Essa situação é de conhecimento do Ministério Público, do Poder Judiciário. Inclusive foi movida, no fim do ano passado, uma ação civil pública para proibir a permanência de presos na Delegacia Regional de Russas. O delegado também tem feito constantes provocações ao poder Judiciário, solicitando a retirada desses presos. Porém, há essa questão da interdição da cadeia pública, deixando as delegacias nessa situação", finaliza o presidente do sindicato. 

O Sinpol Ceará vai encaminhar essa denúncia à Secretaria Especial de Direitos Humanos, vinculada ao gabinete da Presidência da República, para a devida apuração de responsabilidades.



DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados