NOTÍCIAS / POLÍCIA

Chacina da Granja Lisboa teria sido motivada pelo tráfico

Diário do Nordeste

22/02/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Cinco pessoas morreram e outras três ficaram feridas, uma delas em estado grave ( Foto: Naval Sarmento )
Cinco pessoas morreram e outras três ficaram feridas, uma delas em estado grave ( Foto: Naval Sarmento )

As investigações da Polícia Civil acerca da chacina ocorrida na noite da última segunda-feira (20), na Granja Portugal, sugerem que o motivo do confronto que resultou na morte de cinco pessoas e deixou outras três feridas teria sido uma briga entre gangues que disputavam o território para prática de tráfico de drogas. A chacina ocorreu em um apartamento do Conjunto Habitacional Leonel Brizola, localizado na Rua José Martins e conhecido como 'Carandiru'.

Quatro pessoas foram mortas no local e outras quatro ficaram feridas e foram encaminhadas à unidades de saúde. Uma delas não resistiu aos ferimentos e morreu logo após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bom Jardim; as outras três permanecem internadas, uma em estado grave.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), duas vítimas não residiam no 'Carandiru' e faziam parte do grupo de suspeitos que foi até o local para executar as pessoas que ali estavam. No entanto, houve um revide que desencadeou o confronto com mortos de ambos os lados.

As vítimas dos tiros fatais são Valdirene Nascimento Ribeiro, 21; Jeferson Nazário Gomes Oliveira, 23; Leonardo de Sousa Lopes dos Santos, 17; Alan Lima dos Santos, 20; e Francisco Max da Silva Ângelo, 19. De acordo com informações dadas pela PM à TV Diário, no local do crime, o chefe de uma das organizações criminosas que se confrontaram teria se deslocado até o apartamento para realizar a chacina e vingar o homicídio de um comparsa morto no bairro Bonsucesso, no último sábado (18).

Ao ser acionada para o local onde ocorreu o tiroteio, a Polícia constatou as mortes e apreendeu um veículo Ford Ecosport, de cor preta, placas HXH-8566, roubado no último domingo (19) e que pode ter sido utilizado pelo grupo criminoso, segundo a SSPDS. Após a ação, os suspeitos teriam fugido a pé e abandonado o carro em frente ao Conjunto Habitacional.

Conforme a nota emitida pela assessoria de comunicação da SSPDS, equipes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) estiveram no local realizando os primeiros levantamentos.

Apuração

No local foram apreendidas cápsulas de pistola calibre 380 e Ponto 40 e a Polícia percebeu que das oito vítimas, três mortos no local eram de uma mesma facção e o outro da quadrilha rival. Com isso, fica mais evidente a existência de um revide durante a "prestação de contas".

Em meio às diligências, a Polícia recebeu denúncias anônimas sobre a possível localização dos autores das mortes, que estariam escondidos em casas situadas na Rua Edson Martins, próximo ao local do crime, e apreendeu uma pistola calibre 380, sem munições, no telhado de um dos imóveis da rua. A arma passará por perícia para ser descoberto se foi utilizada na chacina da Granja Lisboa.

Quatro homens que estavam no imóvel foram conduzidos até o 12º DP (Conjunto Ceará) e, em seguida, levados para fazer exames residuográficos, no intuito de verificar se fizeram disparos de arma de fogo. Entretanto, segundo o delegado da DHPP que preside a investigação do caso, Fábio Torres, "não existiam fortes indícios da participação dos quatro homens no crime que permitisse a prisão em flagrante. Após fazerem o exame, não foram encontrados resíduos de pólvora nas mãos dos suspeitos e eles foram liberados".

Torres lembra que segundo depoimentos, "os envolvidos no crime já possuíam rixas anteriores". "Agora, a equipe de investigação está em busca de dois novos suspeitos que tiveram suas identidades apontadas por testemunhas, após reconhecimento por meio de fotografias", disse o delegado da DHPP. Até o fechamento desta edição, nenhum deles havia sido localizado.

Inquérito

O delegado geral da Polícia Civil, Everardo Lima, disse que acredita na elucidação da autoria. "Daqui a alguns dias teremos uma resposta sobre a autoria desse fato, até porque como envolveu várias vítimas, há um pouco mais de facilidade de chegar na autoria. Fica o indicativo que foi ação de grupo e a Polícia dará uma resposta à sociedade".

De acordo com informações obtidas pela reportagem, algumas das vítimas já tinham complicações com a Justiça. Jeferson Nazário Gomes Oliveira respondia a dez processos, sendo sete deles por roubo de veículo e de carga e os outros dois por receptação e adulteração de veículo automotor. Já Alan Lima dos Santos, 20, estava com um mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas. Valdirene Nascimento Ribeiro, 21, não tinha antecedentes criminais.

O diretor da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Leonardo Barreto, ressalta que há indicativo de que as vítimas fossem envolvidas de alguma forma com a negociação de entorpecentes. "As informações que temos são preliminares e estão sendo checadas para haver um apontamento final", concluiu o delegado.

Diligências

"A equipe de investigação está em busca de dois novos suspeitos que tiveram suas identidades apontadas"

Fábio Torres
Delegado da DHPP

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados