NOTÍCIAS / POLÍTICA

Indicação de Alexandre de Moraes ao STF aprovada pela CCJ do Senado

Diário do Nordeste

22/02/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
O ministro licenciado da Justiça esteve à vontade para evitar temas polêmicos e abordagens técnicas, garantindo que agirá com
O ministro licenciado da Justiça esteve à vontade para evitar temas polêmicos e abordagens técnicas, garantindo que agirá com "imparcialidade" ( Foto: Ag. Senado )

Brasília. Após uma sabatina de mais de onze horas de duração, a indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal (STF) foi aprovada ontem na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado por 19 votos a 7.

A votação no Plenário do nome de Moraes para a vaga de Teori Zavascki na corte foi remarcada para hoje, às 11h. Para ter a nomeação aprovada, Moraes precisa ter, no mínimo, os votos favoráveis de 41 dos 81 senadores no plenário do Senado.

Inicialmente, a intenção do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), era realizar a votação ainda logo após a CCJ. Acontece que a sabatina foi longa, com perguntas de 32 senadores. A votação foi secreta.

À vontade para evitar temas polêmicos e abordagens mais técnicas, ele disse que agirá com "absoluta imparcialidade" em relação às investigações da Operação Lava-Jato no Supremo.

Caso seja aprovado pelo Senado, o indicado por Temer será revisor dos processos da Operação no plenário da Corte.

Ainda sobre a Lava-Jato, tema recorrente na sabatina, Moraes negou que haja um "desmonte" da Operação, que tem como alvo 9 dos 51 senadores da CCJ, e disse que os delegados que deixaram a força-tarefa o fizeram por vontade própria.

Sob críticas da oposição, Moraes repetiu a ideia de que sua relação com Temer e com o PSDB, partido ao qual foi filiado até sua indicação, não vai influenciar nos julgamentos. Moraes abdicou de sua atitude habitualmente combativa e polêmica e não travou nenhum embate duro. Não se aprofundou tecnicamente em quase nenhuma questão, preferindo abordagem mais conciliadora dos temas e fazendo acenos, inclusive, a temas considerados "progressistas", como causas indígenas e direitos LGBT, na tentativa de criar uma vacina para seu perfil conservador. Esquivou-se, porém, de se posicionar sobre assuntos como a descriminalização das drogas e do aborto.

Ex-secretário de Segurança Pública do governo tucano de São Paulo, Moraes foi indicado por Temer para a vaga deixada pelo ministro Teori Zavascki, morto em um acidente aéreo em janeiro em Paraty (RJ).

Esquiva

Em estratégia para evitar desgaste à sua imagem, Moraes passou rapidamente pelas principais polêmicas que envolviam seu nome. Após conversas com senadores, principalmente do PSDB, ele sabia -e se preparou- para responder a cada tema que poderia parecer espinhoso.

O primeiro deles foi a acusação de que havia advogado para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), o que ele negou. Rechaçou também a acusação de ter copiado em um livro trechos de uma obra do jurista espanhol Francisco Rubio Llorente. Pouco depois, minimizou o fato de ter declarado ao Senado não ter parentes que exerçam ou que tenham exercido atividades vinculadas à atividade profissional dele mas ter a mulher como uma das advogadas responsáveis pelos processos do escritório da família. "Em assumindo o cargo de ministro do STF, todos os casos em que minha esposa tenha atuado, em que o escritório tenha atuado, eu me darei por impedido". Ele, contudo, não respondeu a outros temas controversos levantados pela oposição, como a atuação da Polícia Militar de São Paulo em manifestações, durante sua gestão como secretário em SP.

Também não abordou sua relação com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso em Curitiba, para quem advogou, nem a sabatina informal a que foi submetido pelo senador Wilder Morais (PP-GO).

Aprovado

19

senadores dos 26 integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) concordaram com a indicação presidencial para ocupar a vaga de Teori Zavascki

Polêmicas

"Meu posicionamento desde 1998 e que não mudaria agora é eue não há nenhuma inconstitucionalidade nas prisões em 2ª instância e prisões preventivas"

"Quando se fala em mudar estatuto do adolescente no Brasil parece até uma heresia"

Alexandre de Moraes
Indicado ao Supremo Tribunal Federal

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados