NOTÍCIAS / POLÍCIA

Homicídios voltam a crescer no Ceará após 16 meses consecutivos de redução

Diário do nordeste

09/02/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Após 16 meses seguidos apresentando redução, o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) - homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte - voltou a crescer no Ceará, em janeiro deste ano. O Estado registrou 349 mortes violentas no primeiro mês de 2017, enquanto aconteceram 323 ocorrências em igual período de 2016, o que representa um aumento de 8%.

Leia Mais

O número registrado no último mês também se notabilizou como a maior ocorrência de CVLIs desde dezembro de 2015, quando 359 pessoas foram mortas em território cearense. Fortaleza reúne o maior número de mortes violentas e o maior aumento do índice, em janeiro último. No período, 123 pessoas foram vítimas dos crimes, na Capital, representando um acréscimo de 26,8% na estatística, que somou 97 mortes no primeiro mês do ano passado.
 
Esse foi o maior registro em um mês, na capital cearense, desde novembro de 2015, quando aconteceram 151 mortes. O Interior Sul apresentou o segundo maior número de CVLIs, em janeiro, com 93 casos, e também a segunda maior variação, de 13,4%, em relação às 82 mortes violentas ocorridas em igual período de 2016.

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) seguiu as outras duas regiões, com o crescimento de 4,8% em CVLIs, no mês passado, com 88 registros. No mês de janeiro anterior, foram 84 assassinatos.

Região Norte

A única região que apresentou redução no índice de CVLIs foi o Interior Norte. Em janeiro, 45 pessoas foram vítimas de homicídios no mês passado, enquanto aconteceram 60 crimes em janeiro de 2016. A queda alcançada foi de 25%.

Ao apresentar o aumento de CVLIs em coletiva de imprensa, o governador Camilo Santana afirmou que precisava avaliar e discutir as estatísticas em reunião que aconteceria logo depois, no dia de ontem, com a presença da alta cúpula de Segurança Pública do Estado.

Entretanto, o chefe do Executivo atribuiu dois motivos que podem ter levado ao crescimento do índice: "A nossa avaliação que faremos na reunião é saber se as mudanças que fizemos nos comandos, no mês de janeiro, afetou o trabalho da Segurança Pública, que é o mesmo fenômeno que aconteceu em janeiro de 2015, com a mudança de Governo. Ou se ter dado foco, principalmente em Fortaleza, para a redução de assaltos, prejudicou a ação contra os homicídios".

Apesar da redução dos roubos e furtos no Estado (ver matéria coordenada), o governador se mostrou preocupado com o aumento das mortes violentas. "É fundamental e prioritário no nosso Governo manter a queda de homicídios, até porque é o indicador que é avaliado em todo o País nas estatísticas de violência. Temos que manter esse esforço, 24 horas. O secretário e os novos comandantes têm essa missão", cobrou.

O titular da SSPDS, André Costa, reiterou o discurso de Camilo Santana sobre a importância da redução do número de homicídios, mas ressaltou os resultados obtidos nos números de roubos e furtos e em outras ações da Polícia. "A gente vai ter que avaliar o que está acontecendo. Realmente, com essa redução forte de crimes de roubo no Estado, e uma apreensão histórica de armas de fogo, inclusive muitas de calibre restrito, mostra um reflexo do trabalho nas ruas. Uma Polícia mais pró-ativa, que está fazendo mais abordagens a suspeitos. O objetivo é mostrar a força que a Polícia tem, com presença nas ruas, com ações de inteligência policial e operações", disse.

Reforço

Camilo Santana comparou o efetivo policial no Estado a um 'lençol curto', porque tem que tirar um contingente de um lugar para realocar em outro, apesar dos esforços do Governo para contratar mais policiais. O governador aproveitou para autorizar o titular da SSPDS, André Costa, a convocar a primeira turma de policiais militares aprovados no concurso público realizado no ano passado. 1.400 homens ingressarão na Academia Estadual de Segurança Pública.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados