NOTÍCIAS / BRASIL

Temer indicará Alexandre de Moraes para vaga de Teori Zavascki ao STF nesta segunda

Diário do Nordeste

06/02/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

O presidente da República Michel Temer (PMDB) irá anunciar na tarde desta segunda-feira (6) o nome do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para ocupar a vaga que existe atualmente no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da jornalista Vera Magalhães do jornal O Estado de S. Paulo.

Uma cadeira ficou vaga na mais alta Corte do País após a morte do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo, em uma queda de avião em Paraty.

Segundo a jornalista, Temer telefonou no domingo para os demais candidatos à vaga para comunicar a sua preferência pelo ministro tucano. Os principais obstáculos para o nome de Moraes ao STF, segundo interlocutores, já foram retirados com a indicação do ministro Edson Fachin para relatar os processos relativos à Lava Jato.

Lista de Temer

Até o sábado (4), o nome mais forte na disputa era o do ministro do Superior Tribunal de Justiça Mauro Campell - considerado de perfil discreto e amigo de Teori. Moraes estava praticamente descartado da lista de Temer, mas o presidente voltou a cogitar o nome do ministro da Justiça depois das consultas realizadas - pessoalmente e por telefone - ao longo do sábado e do domingo.

No domingo, Temer recebeu no Palácio do Jaburu o novo ministro da Secretaria de Governo, Antonio Imbassahy, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. Temer também conversou por telefone com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o novo presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). O presidente cogitou marcar um encontro com a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, mas ela passou o final de semana em Espinosa (MG), onde mora seu pai.

Timing do ministro 

Temer já havia dito que só escolheria o sucessor de Teori após a decisão da presidente do STF sobre a relatoria dos processos da Operação Lava Jato, que estavam sob a guarda de Teori. 

Depois - a aliados - o presidente afirmou que só faria a escolha após a definição de como ficará a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado. Isso porque cabe aos 27 integrantes da CCJ realizar uma sabatina com o indicado pelo presidente, aprovando ou vetando a indicação. Temer quer garantir que o ministro não sofra um desgaste muito grande por parte dos senadores.

A briga pelo comando da comissão está entre o senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Raimundo Lira (PMDB-PB) e a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP). Ligado ao ex-presidente José Sarney e ao líder do PMDB, Renan Calheiros, Lobão - que é citado na Lava Jato - tem sido o nome mais cotado. A tendência, contudo, é de que uma decisão seja feita apenas após votação dos integrantes da bancada. A expectativa é de que o impasse seja resolvido nesta semana.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados