NOTÍCIAS / CEARÁ

Parlamentares apontam crise hídrica como maior preocupação do semestre

ASCOM-AL

31/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os efeitos dos cinco anos estiagem no Ceará deve ser o principal tema das discussões em Plenário da Assembleia Legislativa neste primeiro semestre. Na opinião dos deputados entrevistados, a incerteza sobre a quadra chuvosa torna crítica a questão do abastecimento da população.

Para o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), nos debates sobre a estiagem, o destaque será pela retoma e conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. A retomada dos trabalhos também deve ser pautada, segundo Zezinho, pelo debate sobre a Emenda Constitucional que extingue o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

Além desses temas, ainda devem estar no centro das discussões a segurança pública, aumento salarial dos servidores e a votação de projeto que equipara o salários dos policiais cearenses á média da categoria no Nordeste.

Na avaliação do deputado Mário Hélio (PDT), “a seca é um problema secular e nunca foi resolvido em nosso Estado”. O parlamentar defende uma solução rápida para a retomada e conclusão das obras de transposição do rio São Francisco, que contribuiria para amenizar a situação.

O presidente Comissão Especial de Acompanhamento e Monitoramento das Obras de Transposição do Rio São Francisco, deputado Carlos Matos (PSDB), defende ser preciso “pensar em soluções para amenizar os prejuízos econômicos para o Estado”. Além disso, ele adianta outros temas que devem pautar o mandato, como a necessidade de criação de empregos e ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti no Estado.

Já o deputado Fernando Hugo (PP) comenta que, além da preocupação com o “quinto para sexto ano de instabilidade climática”, também pretende tratar de temas como segurança pública, saúde, educação e meio ambiente.

O deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que vai focar os pronunciamentos questão da segurança pública, que “continua sendo um problema crítico e a Assembleia deve ajudar o Governo a encontrar uma solução para essa onda de criminalidade”.

Em relação à seca, o deputado defende que o Governo do Estado torne permanente a Comissão Especial para Acompanhar a Problemática da Estiagem no Ceará, que seria um fórum de discussão e busca de soluções para o problema. "Que o Ceará esteja constantemente preparado, seja qual for a quadra invernosa", afirma.

E o deputado Dr. Santana (PT) informa que irá defender temas relacionados à saúde e direito à moradia. “De forma geral, vou buscar fazer um trabalho intenso em prol da defesa dos direitos humanos em todos os seus aspectos”, enfatiza. Na opinião dele, a Casa precisa se posiciona em relação à crise política e institucional no País. “Eu defendo que se faça um grande debate sobre a convocação de eleições diretas e de uma constituinte”, salienta.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados