NOTÍCIAS / POLÍCIA

RN recebe 78 agentes da Força de Intervenção

Diário do Nordeste

27/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

Os agentes da Força Tarefa de Intervenção Penitenciária chegaram ao Rio Grande do Norte. A força vai atuar no enfrentamento da crise do sistema penitenciário, em especial na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde 26 detentos foram mortos desde o início do ano em uma rebelião. De acordo com a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc), ontem, os integrantes da força trocaram informações com os agentes penitenciários do Estado, fazendo o reconhecimento da situação em Alcaçuz e definindo estratégias de atuação.

Com a chegada dos 78 agentes da força tarefa, a expectativa é que o trabalho seja iniciado nos próximos dias. Os agentes são do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao Ministério da Justiça, do Rio de Janeiro, do Ceará, de São Paulo e do Distrito Federal e devem permanecer no estado por 30 dias.

Segundo a presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Rio Grande do Norte (Sindasp), Vilma Batista, a atuação da força vai ajudar a conter a crise, uma vez que os agentes têm conhecimento do funcionamento do sistema penitenciário.

Vilma destaca que as intervenções de diferentes forças de segurança, como o Bope e o Choque, estão mais voltadas a conter os motins de presos. "Essas forças não têm uma intervenção continuada com o sistema penitenciário. Já os agentes da força tarefa têm um trabalho específico nas penitenciárias, eles entendem o que é o sistema penitenciário e como fazer lá dentro", disse.

A força deve trabalhar em conjunto com os agentes penitenciários do Estado. "Junto com os agentes, vamos tentar entrar e conter os presos. Se tudo der certo, vamos colocar as grades nos pavilhões e tentar colocar a situação em um patamar administrável", acrescentou Vilma.

Após 13 dias do início da rebelião, os presos das duas facções rivais presentes em Alcaçuz estão soltos dentro do presídio e separados por uma barreira formada por contêineres, enquanto não é construído um muro para separar os dois grupos.

Greve

Os agentes penitenciários, que estavam em estado de greve e decidiram suspender o movimento paredista, anunciaram que cruzarão os braços hoje por 24 horas. Eles criticam as medidas anunciadas pelo governo, classificadas pela categoria como paliativas. Entre elas a contratação de 700 agentes penitenciários temporários.

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD), afirmou que a Penitenciária de Alcaçuz será desativada "em breve". Segundo o governador, isso ocorrerá quando as obras de três novos presídios forem concluídas , o que não tem prazo ainda.

Pelo menos 41 detentos que escaparam do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Bauru, São Paulo, seguem foragidos desde a última terça-feira (24), após uma rebelião deflagrada na unidade. Até ontem, 111 dos 152 presidiários que fugiram foram recapturados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados