NOTÍCIAS / POLÍCIA

Ceará envia agentes para conter crise prisional no RN

Diário do Nordeste

26/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Os agentes foram cedidos por 30 dias, mas o período pode ser prorrogado. Eles integram o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais ( FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO )
Os agentes foram cedidos por 30 dias, mas o período pode ser prorrogado. Eles integram o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais ( FOTO: AGÊNCIA DIÁRIO )

Um grupo de dez agentes penitenciários especializados em intervenção em unidades prisionais foram enviados do Ceará para compor a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) e atuar no Rio Grande do Norte. A medida foi instituída pelo Ministério da Justiça (MJ) para auxiliar na gestão da crise do Sistema Penitenciário potiguar. Os agentes foram cedidos por 30 dias, mas o período pode ser prorrogado, como prevê a Portaria do MJ.

Além do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal também enviaram agentes. De acordo com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) do Ceará, 70 agentes de segurança farão a guarda, vigilância e custódia de presos em caráter extraordinário. "O objetivo é controlar a situação de caos nos estabelecimentos penais. A solicitação para a Sejus colaborar com o efetivo veio em função de o Estado contar com um grupo especializado, cujo trabalho tem reconhecimento nacional", informou a Instituição, por meio de nota.

Os 10 agentes enviados integram o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape). "Os agentes penitenciários são quem de fato conhecem a rotina prisional, as atividades e intervenções necessárias para agir em uma crise como essa. Os grupos táticos têm uma função muito importante nesse momento", destaca o coordenador operacional do Sistema Penitenciário (Cosipe), Alexandre Leite.

A secretária da Justiça do Estado, Socorro França, considera que o pedido é um reconhecimento. "Nossos grupos táticos têm toda a expertise para atuar em momentos como esse. Acreditamos que receber esse pedido do Ministério da Justiça é uma chancela ao trabalho que vem sendo feito no Ceará", pontua.

Rebeliões

Desde o último dia 14 de janeiro, os detentos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, estão rebelados. A confusão teve início com uma briga entre os presos aliados às facções Primeiro Comando da Capital (PCC) e Sindicato do Crime do RN. As autoridades locais contabilizaram a morte de 26 presos durante o confronto, que têm desafiado o Estado em busca de poder dentro das penitenciárias.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados