NOTÍCIAS / BRASIL

Candidatos da 2ª aplicação do Enem têm problemas para acessar Sisu

O Povo

25/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Ao todo 169 alunos fizeram a 2ª aplicação do Enem no Ceará. Matéria sobre a prova foi publicada em 5/12/2016
Ao todo 169 alunos fizeram a 2ª aplicação do Enem no Ceará. Matéria sobre a prova foi publicada em 5/12/2016

Candidatos que fizeram provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na segunda aplicação, nos dias 3 e 4 de dezembro, relataram ontem que não conseguiam acessar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro dia de inscrições. O processo seletivo segue aberto até a sexta-feira, 27. Em nota à imprensa, o Ministério da Educação (MEC) garante que os problemas serão resolvidos sem prejuízos para os candidatos.

Até a noite de ontem, a aluna Patrícia Vládia Santiago, 18, não conseguia entrar no sistema. Ao inserir número de inscrição e senha, ela recebia a mensagem de que um dos dois era inválido. Mesmo depois de ter redefinido a senha na plataforma e conferido os dados da inscrição no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Patrícia foi uma dentre os 169 candidatos que fizeram prova no Ceará nas datas da segunda aplicação. “Vou continuar tentando entrar no sistema, mas estou muito desapontada porque foram muitos transtornos que tive com esse vestibular”, relatou. A estudante busca uma vaga para cursar Enfermagem. Nas redes sociais e na página do MEC no Facebook, centenas de alunos reclamavam estar na mesma situação. Eles citaram também a dificuldade na divulgação dos resultados, já que os candidatos da segunda aplicação só conseguiram ver as notas no dia 19 de janeiro, um dia após a divulgação oficial.

No Brasil, 160,1 mil alunos fizeram o Enem em dezembro. As datas foram destinadas aos alunos que não puderam fazer o exame nos dias 5 e 6 de novembro em escolas que estavam sendo ocupadas ou enfrentando dificuldades, como a falta de energia elétrica. Antes, 5,8 milhões de candidatos compareceram à primeira aplicação, nos dias 5 e 6 de novembro.

Tentando vaga para cursar odontologia em Fortaleza ou Sobral, a estudante Lívia Maria, 19, não enfrentou problemas ao fazer a inscrição na manhã de ontem. Ela fez as provas na primeira aplicação e pretende acompanhar diariamente as notas de corte. Assim, ela monitora as chances de ficar dentro das vagas nas duas opções. A nota de corte e a classificação parcial são atualizadas todos os dias às 23 horas (meia-noite no horário de Brasília).

Normalização

Em nota divulgada no início da tarde de ontem, o MEC informou que trabalha para identificar e resolver problemas “com a máxima brevidade, assegurando que não haverá prejuízo a nenhum candidato”. A pasta ressaltou ainda que as dificuldades relatadas pelos candidatos, em qualquer uma das aplicações, estão sendo sanadas. 
 
Segundo o MEC, outro problema foi identificado e resolvido em 700 casos: candidatos que tiveram participação registrada tanto na primeira como na segunda aplicação. A informação repassada ontem à noite pela assessoria de imprensa do ministério foi de que os problemas teriam sido resolvidos pela manhã.

No entanto, os alunos continuavam relatando problemas nas redes sociais até a noite.

Saiba mais

Cronograma do Sisu

Período de inscrições - 24 a 27 de janeiro, até as 22h59min (23h59min no horário de Brasília)

Acesso no site sisu.mec.gov.br ou no aplicativo do Sisu para Android, iOS e Windows Phone.

O aluno faz duas opções de curso e pode alterar as escolhas até o fim do período de inscrições. Uma vez por dia, as notas de corte atualizadas são divulgadas.
 
O aluno deve também optar pela ampla concorrência ou pelas cotas estabelecidas nas instituições.

Resultado da chamada regular - 30 de janeiro

Os alunos selecionados devem buscar a instituição para realizar a matrícula. Caso não seja escolhido na primeira opção de curso, o aluno deve manifestar interesse da lista de espera.
 
Matrículas da chamada regular - 3, 6 e 7 de fevereiro
 
Lista de Espera - 30 de janeiro a 10 de fevereiro

Serviço

Para fazer reclamações sobre o Sisu

Telefone: 0 800 61 61 61

Ouvidoria do Ministério da Educação no site portal.mec.gov.br

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados