NOTÍCIAS / CEARÁ

Funceme registra chuvas em 63 cidades do CE

Diário do Nordetse

20/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia

As chuvas isoladas de pré-estação continuam banhando municípios cearenses em várias regiões. Entre as 7h de quarta-feira e 7h de ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou pluviometria em 63 municípios. A maior precipitação ocorreu em Crateús (75mm), seguida de Amontada (46mm) e Viçosa do Ceará (45mm).

As chuvas concentraram-se no Norte, Litoral, Ibiapaba, Inhamuns e Cariri. A Funceme prevê para hoje tempo com nebulosidade variável e chuvas no Noroeste e Centro-Sul do Estado. Para amanhã, possibilidade de chuva na faixa litorânea e Sul do Estado. Segundo o meteorologista da Funceme, Raul Fritz, essas precipitações decorrem da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) aliada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

A ZCIT é uma imensa formação de nuvens que geralmente se posiciona no Oceano Atlântico próximo à Linha do Equador e é o principal sistema causador de chuvas no Estado de fevereiro a maio. Daí a importância da temperatura das águas superficiais do Oceano Atlântico Sul estarem mais aquecidas do que a área Norte, uma vez que a ZCIT posiciona-se onde há temperatura mais elevada.

A chuva em Crateús deixou os agricultores esperançosos e animados. No Sindicato dos Trabalhadores Rurais, ontem, o clima era de alegria. "A gente está confiante de que neste ano teremos um bom inverno para acabar com essa seca que nos maltrata há bastante tempo", disse a diretora da entidade, Maria de Fátima Gomes.

Na zona rural de Cariús, na região Centro-Sul, pequenos açudes encheram com as últimas chuvas caídas no Município. São pequenos reservatórios que asseguram o abastecimento humano, dos animais e a produção da agricultura familiar ao longo do ano.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados