NOTÍCIAS / NEGÓCIOS

Venda de veículos usados no CE sobe 9,7% em 2016

Diário do Nordeste

18/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Com o intuito de manter as vendas aquecidas neste ano, Fernandes diz que o Sindivel vai seguir com a estratégia de realizar, regularmente, feiras e eventos, onde o cliente pode, em um só lugar, pesqui
Com o intuito de manter as vendas aquecidas neste ano, Fernandes diz que o Sindivel vai seguir com a estratégia de realizar, regularmente, feiras e eventos, onde o cliente pode, em um só lugar, pesqui

Mesmo diante do cenário de retração do consumo, o segmento de veículos seminovos (de zero a três anos de uso) apresentou um crescimento nas vendas da ordem de 9,7% em 2016, na comparação com 2015, segundo o Sindicato de Revendedores de Veículos Automotores do Estado do Ceará (Sindivel).

"Dentro do cenário negativo, o balanço de 2016 para as revendas foi muito bom", diz o presidente do Sindivel, Everton Fernandes. Em 2015, o crescimento havia sido de 6%.

Para 2017, Fernandes diz que a expectativa é de crescimento de, no mínimo, 6%. Ele diz que tanto os resultados obtidos no ano passado, como os esperados para o Ceará neste ano estão no mesmo patamar dos níveis nacionais. "Nós estamos começando o ano de 2017 com um movimento muito bom, com crescimento nas vendas. Em 2016, o crédito estava mais restritivos e agora as taxas de juros estão baixando, o que é outro fator positivo para 2017", diz.

Qualidade do crédito

Ainda segundo Fernandes, houve uma melhora na qualidade do crédito no setor, o que resultou na diminuição da inadimplência. "Em 2016, os bancos aprovaram menos crédito, e a inadimplência caiu. E isso também vai contribuir para redução das taxas de juros", diz. Do total das vendas de usados no Estado, cerca de 80% são seminovos, enquanto os 20% são de veículos com mais de três anos de uso. Esta categoria, no entanto, apresentou queda nas vendas em 2016.

Consumo

Apesar do menor poder de compra da população e de condições mais restritas de financiamento, o consumidor não deixou de comprar carro no ano passado. "Houve uma migração daqueles clientes que compravam veículos zero e que passaram para os seminovos", diz Fernandes. "Em 2015 isso já tinha ocorrido, mas não dessa forma tão forte como foi em 2016". Para 2017, a depender do ritmo de recuperação da economia, a expectativa é de que muitos clientes ainda optem pelos seminovos.

Com o intuito de manter as vendas aquecidas neste ano, Fernandes diz que o Sindivel vai seguir com a estratégia de realizar, regularmente, feiras e eventos. "A ferramenta que nós temos para estimular as vendas são os feirões, que proporcionam a oportunidade dos clientes encontrarem em um único local uma grande oferta de carros, podendo fazer a pesquisa com maior facilidade e barganhar preços. Vamos tentar fazer um calendário com um evento por mês, o que seria uma boa quantidade para atender o mercado".

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados