NOTÍCIAS / CEARÁ

Chove na região do Cariri nesta terça-feira; Várzea Alegre registra 100mm

Diário do Nordetse

17/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
Chove forte em Juazeiro do Norte desde o início da manhã (Foto André Costa)
Chove forte em Juazeiro do Norte desde o início da manhã (Foto André Costa)

Juazeiro do Norte. Um dia antes de a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulgar oficialmente o prognóstico da quadra chuvosa de 2017 no Ceará, parte da região do Cariri amanheceu nesta terça-feira, dia 17, sob forte chuva e com intensa trovoada. Em Juazeiro do Norte, maior cidade do interior cearense, a chuva iniciou por volta das 7 horas, acompanhada de ventos e trovões.

Em Crato e Caririaçu também chove, porém com menor intensidade. Na cidade de Barbalha, a precipitação iniciou por volta das 7h30. Nas últimas 24 horas, o órgão registrou índices pluviométricos em 16 municípios cearenses, dos quais 12 estão localizados no Cariri. O maior volume foi apontado em Várzea Algre, com 100 milímetros. Foi o maior índice já registrado este ano em uma cidade do Cariri.

Completam o ranking Ipaumirim (70.8 mm); Jucás (42 mm); Baixio (40 mm); Cedro (32 mm); Aurora (38.5 mm); Mauriti (34 mm); Cariús (32 mm) e Barro (26.2 mm). Todos os municípios pertencem a região do Cariri. A previsão para as próximas 48 horas, segundo a Funceme, é de chuva em todas as regiões do Estado.

Prognóstico

A divulgação será amanhã, dia 18, em coletiva de imprensa marcada para as 9h, no Palácio da Abolição. A previsão para o acumulado de chuvas no trimestre fevereiro-março-abril será elaborada durante o XIX Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino.

Participam do Workshop pesquisadores da Funceme, de agências meteorológicas de outros estados do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de agências internacionais, além da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Universidade Federal do Ceará (UFC).

Os meteorologistas da Funceme adiantam que há uma forte tendência de neutralidade nas temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial (nem El Niño, nem La Niña) durante a quadra chuvosa de 2017.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados