NOTÍCIAS / POLÍCIA

Integrante do PCC e autor de roubos a banco é capturado

Diário do nordeste

04/01/2017

Enviar por e-mail
Imprimir notícia
De acordo com o delegado Raphael Vilarinho, o acusado Antônio Erialdo Gomes pode estar envolvido em cerca de 15 ataques a banco ( FOTO: JOSÉ LEOMAR/DIVULGAÇÃO )
De acordo com o delegado Raphael Vilarinho, o acusado Antônio Erialdo Gomes pode estar envolvido em cerca de 15 ataques a banco ( FOTO: JOSÉ LEOMAR/DIVULGAÇÃO )

Um integrante da facção criminosa Primeiro Comando Capital (PCC) acusado de ataques a banco e de ser um dos chefes do tráfico de drogas na região de Pedra Branca (261Km de Fortaleza) foi preso pela equipe da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), no último dia 30, quando comprava presentes para a família em um supermercado, na Avenida Mister Hull. De acordo com o titular da Especializada, delegado Raphael Vilarinho, o acusado Antônio Erialdo Gomes de Sousa, 27, pode estar envolvido em cerca de 15 ataques e agiria há cinco anos no Estado.

Uma fonte da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) disse que ele foi uma das lideranças que intensificou o fluxo de criminosos do PCC de São Paulo para o Ceará, com o intuito de subtrair dinheiro de instituições financeiras. O dinheiro estaria sendo usado para fomentar a rede de tráfico de drogas, trazendo cada vez mais entorpecentes para o Estado.

De acordo com Raphael Vilarinho, já havia um mandado de prisão em aberto contra Sousa, por conta de uma tentativa de assalto a um banco da cidade de Senador Pompeu. Uma informação chegou à Polícia dando conta que o criminoso estava em Fortaleza, depois de uma temporada foragido no Estado de São Paulo. "Ele estava no bando que tentou roubar o banco de Senador Pompeu. Na ocasião conseguimos frustrar o assalto, recuperar R$ 200 mil e prender oito pessoas. Quando foram interceptados, os criminosos reagiram atirando, houve troca de tiros e um deles morreu", revelou.

Conforme o delegado, Erialdo Sousa além de planejar a logística das ações do bando, era quem fazia os levantamentos das agências que seriam atacadas e até quem conseguia os explosivos. "Ele chegou a adquirir explosivos no Estado de Pernambuco para um dos ataques. Provavelmente, atacava bancos em São Paulo também. Nossas investigações continuam no sentido de descobrir a abrangência das ações deles aqui e em outros Estados", afirmou Vilarinho.

O delegado informou que depois das ações criminosas, os comparsas costumavam se esconder no sítio de Erialdo Sousa, no distrito de Santa Cruz do Banabuiú, conhecido como Cruzeta, no Município de Pedra Branca. Segundo Vilarinho, os assaltos a ônibus que ocorriam com certa frequência na região também tinham participação do bando comandado por Sousa.

"Ele é uma pessoa extremamente articulada. Tinha ligações importantes em outros Estados, conseguia organizar ações muito violentas. A prisão dele representa um impacto grande para a organização criminosa, porque ele era uma peça fundamental para que os ataques ocorressem. Em Pedra Branca mesmo, que é a cidade onde ele mora, aconteciam três, quatro ataques por ano. Com certeza agora vai ser diferente", declarou.

Tráfico

Ainda conforme Vilarinho, era o acusado que abastecia a região de Pedra Branca com cocaína, maconha e crack. "Nossas investigações contra ele já duravam cerca de oito meses. Durante as apurações descobrimos que levava muita droga para aquela região. Essa é uma prisão muito importante, porque ele era a liderança de uma célula criminosa organizada e especializada".

O delegado disse que outros membros do bando de Erialdo Sousa estão sendo procurados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da TV RUSSAS. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. TV RUSSAS poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

REDES SOCIAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Soundcloud
  • Youtube

©2009 - 2024 TV Russas - Conectando você à informação

www.tvrussas.com.br - Todos os direitos reservados